Desenvolvimento e validação de vídeo educativo para famílias de pessoas com colostomia por câncer
Date
2015-03-20Metadata
Show full item recordAbstract
O diagnóstico de um câncer ocorre dentro de um contexto familiar e, em maior ou menor grau, afeta os membros da família e desencadeia mudanças em seu funcionamento. No caso do câncer de cólon e reto, o desafio pode ser maior, devido à necessidade de realização de uma colostomia. Nesse cenário, a forma de atuação da enfermagem torna-se importante para o desenvolvimento de ações que visem à melhoria da qualidade de vida, tanto para a pessoa portadora quanto para a família. Nesse sentido, intervenções por meio de tecnologias educativas visam fortalecer a família e dar subsídios para que possa desenvolver estratégias de enfrentamento, de convívio social e familiar, bem como as estratégias de cuidado que mais se assemelham ao funcionamento da família. Assim, o estudo teve por objetivo desenvolver e validar um vídeo educativo para as famílias de pessoas com colostomia por câncer. Trata-se de uma pesquisa de caráter metodológico, cujo cenário foi a cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. O desenvolvimento e a validação do vídeo ocorreram entre os meses de abril e outubro de 2014, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, com CAAE número 28062514.8.0000.5346. Os participantes do estudo foram sete juízes-especialistas e o público-alvo foi representado por duas famílias que possuem um membro portador de colostomia por câncer. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: construção do roteiro, validação do roteiro (instrumento tipo Escala Likert), desenvolvimento do vídeo educativo e validação do vídeo. Com a validação do roteiro, foi desenvolvido o vídeo, que teve uma duração de 8 minutos e 35 segundos. A validação do vídeo ocorreu por meio de entrevista e preenchimento de instrumento avaliativo. Considerando as respostas aos blocos dos itens avaliativos de cada instrumento de validação, foi realizada a análise quantitativa, de acordo com as valorações correspondentes, e também a análise da representação comportamental. Os dados coletados na fase de validação do vídeo, mediante entrevista, foram analisados por meio da proposta de análise qualitativa de Polit. Nos resultados, percebeu-se uma tendência pela concordância entre as respostas dos juízes-especialistas e público-alvo aos instrumentos de validação, obtendo-se uma avaliação positiva. Sendo assim, pôde-se deduzir que não houve indicação significativa de discordância entre os participantes. Tendo em vista que essas famílias vivem um momento de dúvidas e incertezas, principalmente relacionadas ao futuro, considera-se que o vídeo poderá contribuir significativamente para que possam compreender melhor o que estão vivendo e refletir quanto àquilo que poderá lhes ajudar nessa nova caminhada, bem como desenvolver habilidades e autonomia frente à nova realidade.