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dc.creatorBrandt, André Anibal
dc.date.accessioned2006-12-13
dc.date.available2006-12-13
dc.date.issued2005-02-18
dc.identifier.citationBRANDT, André Anibal. MECHANICAL PROPERTIES OF A SANDY LOAM SOIL AFFECTED BY TILLAGE STEMS MECHANICAL TRAFFIC AND SURFACE MULCH. 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7531
dc.description.abstractThe excessive mobilization of the soil causes losses to its structure. This is eliminated with the no tillage system, where mobilization only occurs in the planting line. However, considering that lately there was an increase in the use of the agricultural soils and of the mechanization, compaction problem in the surface soil layer in the system of no tillage has increased. The study had the objective of determining the effect of the compaction state which was accomplished in a Hapludalf, where in the first study soil sample were collected at two depths for the accomplishment of the tests, and in the second study samples were collected in four depths. In the first study, we determined uniaxial compression, direct shearing trials, penetration resistance, water retention curves, and soil density with the objective of evaluating different soil tillage changes in the physical properties of the soil. The results showed that the soil tillage did not have a significant effect on the soil physical properties evaluated. The second study had as objective the evaluation of the effect of the corn straw in the reduction of soil compaction in the field and in laboratory to verify the supposition that the corn straw absorbs energy with the traffic of agricultural machines. The laboratory tests showed that straw has a significant effect in the reduction of the soil compaction, but that did not have an effect when the soil was submitted to the traffic of agricultural machines in the field.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgriculturapor
dc.subjectSolopor
dc.subjectPropriedades mecânicaspor
dc.subjectPropriedades físicaspor
dc.subjectCompactaçãopor
dc.titlePROPRIEDADES MECÂNICAS DE SOLO FRANCO ARENOSO SOB DISTINTOS SISTEMAS DE PREPARO, TRÁFEGO MECANIZADO E RESÍDUOS VEGETAISpor
dc.title.alternativeMECHANICAL PROPERTIES OF A SANDY LOAM SOIL AFFECTED BY TILLAGE STEMS MECHANICAL TRAFFIC AND SURFACE MULCHeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA mobilização excessiva do solo provoca danos à sua estrutura, problema esse que foi eliminado com o sistema de plantio direto, onde a mobilização ocorre só na linha de semeadura. Porém, considerando-se que nos últimos anos houve um aumento do uso dos solos agrícolas e da mecanização, tem-se maior problema de compactação nas camadas superficiais do solo no sistema de plantio direto. O presente estudo teve o objetivo de determinar o efeito do estado de compactação o qual foi realizado num Argissolo Vermelho-Amarelo, onde no primeiro estudo coletou-se amostras em duas profundidades para a realização dos ensaios, e no segundo estudo coletou-se amostras em quatro profundidades. No primeiro estudo, realizaram-se ensaios de compressibilidade, cisalhamento, resistência à penetração, curva de retenção de água e densidade do solo, com o objetivo de verificar se os diferentes manejos do solo alterariam as propriedades físicas do solo avaliadas. Os resultados mostraram que o revolvimento do solo não teve um efeito significativo nas propriedades físicas avaliadas. O segundo estudo teve como objetivo avaliar o efeito da palha de milho na redução da compactação do solo. Realizaram-se ensaios a campo e laboratório para verificar a hipótese de que a palha de milho absorve energia com o tráfego de máquinas agrícolas. Os ensaios de laboratório mostraram que a palha teve efeito significativo na redução da compactação do solo, mas isso não ocorreu quando o solo foi submetido ao tráfego de máquinas agrícolas.por
dc.contributor.advisor1Reichert, José Miguel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787840U9por
dc.contributor.referee1Soares, José Mario Doleys
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789763J9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753734U2por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Agrícolapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Agrícolapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApor


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