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dc.creatorFiorese, Diego Augusto
dc.date.accessioned2012-02-15
dc.date.available2012-02-15
dc.date.issued2011-02-28
dc.identifier.citationFIORESE, Diego Augusto. Performance in dynamometer and emissions of waste an agricultural tractor engines operating with binary mixtures B5 diesel and biodiesel oil chicken. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7542
dc.description.abstractBrazil, the third largest producer of biodiesel in the world, and also the third largest producer of chicken, may increase in some regions, the use of oil derived from birds, as an alternative to fossil fuels. In order to increase the range of options to reduce dependence on soybean oil for that purpose, and fostering environmental aspects, it is possible to produce biodiesel from chicken oil, the country that can provide more than 300 thousand tons of oil per year. Considering the application of alternative fuels for diesel engines, agricultural machinery, the study aimed to evaluate the performance of a tractor of 53 kW in a dynamometer bench, and the level of emissions of certain waste gases of combustion, operating with biodiesel methyl chicken oil and various binary mixtures with diesel B5. We evaluated the values of torque and power produced, fuel consumption, power consumption and thermal efficiency of the engine, as well as the levels of gases (carbon dioxide, CO2, carbon monoxide, CO, unburned hydrocarbons, HC; and oxygen, O2). We used six blends of diesel with biodiesel B5 (control), B20, B40, B60, B80 and B100. The trial was conducted with a randomized design (CRD) in a factorial design, which was held after the analysis of variance and the average adjusted for regression equations. Integrating the data, the most significant results showed advantages for the B20. Minor losses were observed in the generation of power and torque, increase in specific fuel consumption, improved engine thermal efficiency and reduced energy consumption by increasing the proportion of biodiesel in the blend. The best emission results showed a reduction in emissions of CO, in the order of 80% when operating with B100. The CO2 reduction was not significant and the level of unburned HC was higher than the control blends B60, B80 and B100.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiocombustívelpor
dc.subjectEnsaiopor
dc.subjectEficiênciapor
dc.subjectDinamometriapor
dc.subjectGases residuaispor
dc.subjectBiofueleng
dc.subjectTesteng
dc.subjectEfficiencyeng
dc.subjectDynamometryeng
dc.subjectWaste Gaseng
dc.titleDesempenho em dinamômetro e emissões residuais de um motor de trator agrícola operando com misturas binárias de óleo diesel B5 e biodiesel de óleo de frangopor
dc.title.alternativePerformance in dynamometer and emissions of waste an agricultural tractor engines operating with binary mixtures B5 diesel and biodiesel oil chickeneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Brasil, terceiro maior produtor de biodiesel do mundo, e também terceiro maior produtor mundial de frango, pode incrementar em algumas regiões do país, o uso de óleo oriundo de aves, como alternativa aos combustíveis fósseis. Com vistas ao aumento do leque de opções, a redução da dependência do óleo de soja para tal fim, e fomentando aspectos ambientais, é possível produzir biodiesel de óleo de frango, que no país, pode disponibilizar mais de 300 mil toneladas de óleo por ano. Considerando a aplicação dos combustíveis alternativos para os motores diesel, em máquinas agrícolas, o trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de um trator agrícola de 53 kW em bancada dinamométrica, e o nível de emissões de alguns gases residuais de combustão, operando com biodiesel metílico de óleo de frango e diversas misturas binárias com óleo diesel B5. Avaliou-se os valores de potência e torque produzidos, consumo de combustível, consumo de energia e a eficiência térmica do motor, bem como os teores de gases produzidos (dióxido de carbono, CO2; monóxido de carbono, CO; hidrocarbonetos não queimados, HC; e oxigênio, O2). Utilizaram-se seis misturas de óleo diesel com biodiesel: B5 (testemunha), B20, B40, B60, B80 e B100. O ensaio foi instalado com delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial, sendo que após foi realizada a análise de variância e as médias ajustadas por equações de regressão. Integrando-se os dados, os resultados mais expressivos mostraram vantagens para o B20. Foram observadas perdas pouco significativas na geração de potência e torque, aumento no consumo específico, melhoria na eficiência térmica do motor, e redução do consumo energético com o aumento da proporção de biodiesel na mistura. Os melhores resultados das emissões mostraram uma redução nas emissões de CO, na ordem de 80%, quando operando com B100. O CO2 teve redução pouco expressiva e o nível de HC não queimados foi superior ao da testemunha nas misturas B60, B80 e B100.por
dc.contributor.advisor1Dallmeyer, Arno Udo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6410822186320216por
dc.contributor.referee1Machado, Paulo Romeu Moreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6380520135295089por
dc.contributor.referee2Fey, Emerson
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2824735629421474por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9485787464028848por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Agrícolapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Agrícolapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApor


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