Sistematização de conhecimento para o projeto o projeto de motor a etanol para aeronave agrícola
Resumo
No Brasil, hoje, há uma frota aproximada de 1500 aeronaves agrícolas efetuando operações diversas.
A aplicação aérea de defensivos nas culturas agrícolas tem sido crescente nos últimos anos, gerando
uma necessidade maior de aeronaves, pilotos agrícolas, peças de reposição e combustível, bem
como, e principal quesito, a necessidade de redução dos custos operacionais. É neste ponto que este
trabalho entra como gerador de conhecimento apresentando dados e resultados para a obtenção, no
futuro, de um motor projetado para o uso de etanol equipar aeronaves de aplicação agrícola.Os
custos operacionais das aeronaves agrícolas está baseado na manutenção e no combustível que ela
utiliza, na grande maioria é a AvGas gasolina de aviação. O etanol vem com grande chance de
reduzir significativamente estes custos, pois seu preço é inferior ao da AvGas, podendo chegar
apenas 25% do preço desta. Os motores de aeronaves que voam atualmente com etanol são
conversões, o que gera alguns problemas, dentre eles o mais significativo que é o aumento de
consumo de combustível. A possibilidade de redução dos custos operacionais com a utilização de
combustível produzido de fonte renovável e o desafio de se ter um motor projetado especificamente
para o uso de etanol como combustível é o que motiva o estudo e direciona a pesquisa. O processo
de desenvolvimento do projeto de sistema técnico, como o de um motor a etanol, é complexo e exige
administração dos recursos humanos e materiais, coleta de informações, pesquisa e um rígido
gerenciamento de todo o processo para tal desenvolvimento. A metodologia para desenvolvimento do
estudo está baseada na pesquisa exploratória de bibliografia existente acerca de desenvolvimento de
produtos e sistemas técnicos, motores aeronáuticos, aviação agrícola e normas para homologação de
produtos e peças aeronáuticas para aplicação em aeronaves agrícolas. As informações obtidas estão
apresentadas de maneira a fornecer uma base de dados capaz de suprir a necessidade de
empresas, engenheiros e projetistas num desenvolvimento futuro. Os dados compilados e
organizados formam a base para a apresentação dos fatores de influência no projeto de um motor a
etanol para aplicação em aeronaves agrícolas. O conhecimento sobre a frota brasileira de aeronaves
e os motores utilizados fornecem informações detalhadas sobre o tamanho e capacidade de cada
aeronave e suas aplicações, bem como os motores necessários em cada uma destas aeronaves e
suas características técnicas e operacionais. Obtêve-se a elaboração completa de todos os fatores de
influência para o projeto de um motor aeronáutico a etanol direcionado para aplicação agrícola, tais
fatores de influência estão subdivididos em quatro grupos que são: Escopo do projeto, análise
comparativa dos motores, características da operação e normas e homologação. Informações e
dados técnicos de motores e suas características foram avaliadas e comparadas entre si, de maneira
a observar a tandência de utilização de motores na faixa de 151 à 300kW, onde mais de 80% dos
motores empregados estão dentro desta faixa e na grande maioria consumindo AvGas. Motores a
etanol geram maior potência em detrimento de aumento de consumo, da ordem de 40%, porém, as
emissões de gases tóxicos são reduzidas, o que é fator positivo no uso do etanol como combustível.