Mostrar registro simples

dc.creatorLazzarotto, Nebora
dc.date.accessioned2007-04-25
dc.date.available2007-04-25
dc.date.issued2007-01-19
dc.identifier.citationLAZZAROTTO, Nebora. Evaluation of the thermal comfort of students in Ijuí - RS. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7830
dc.description.abstractThe search for the knowledge of conditions that provide thermal comfort for children in classroom activities is justified by the background and support for the architectural strategies capable of provide the spaces pertaining to the school with better conditions of habitability and thus to contribute for an educative process of better quality. The demand of thermal comfort is intensified with the need of conservation of energy, productivity in the execution of tasks and quality of the people's life. Laboratory researches developed studies of thermal comfort from the theory of the alternation of heat between the body and the environment, which is predisposed by physical factors, characteristic of the atmosphere, and personal factors, own of the occupants. The evaluation normalization of thermal comfort is based on such formulations and in the field studies recently developed, of which derived in a model applicable to buildings naturally ventilated. Thus, the present work made an effort to verify the applicability of the models normalized for the evaluation of the real conditions of children's thermal comfort in school activity, once the children s organism presents a higher metabolic production of heat tax than in the adult age, being this a personal active variable in the thermal balance. In order to consider this differentiation, a calculation procedure was adopted capable to predict the total metabolic tax starting from the gender, age, weight, height and level of carried out activity. The field researches were accomplished at classroom with five groups in two schools of Ijuí (RS), in a total of 116 students between 8 to 11 years. In the occasion of each measurement, the environmental and personal variables were collected as well as the sensations and the occupants' thermal preferences, in agreement with the suitable methodology in the pertinent norms. Field researches ware made, starting from the collected sensations and of the calculated indexes, descriptive and comparative analyses were accomplished between the gathered data and the comfort indexes calculated according normalized models. The work concluded that the PMV model is applicable for evaluation of thermal comfort considering the researched population, however there is children's tendency to feel lightly warmer than the model esteem. Also the adaptive model was shown satisfactory for evaluation in days of heat, although doesn't appreciate accurately the performance of the garment, which extends the comfort interval for lower temperatures.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectConforto térmicopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAtividade escolarpor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectThermal comforteng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectSchool activityeng
dc.titleAdequação do modelo PMV na avaliação do conforto térmico de crianças do ensino fundamental de Ijuí-RSpor
dc.title.alternativeEvaluation of the thermal comfort of students in Ijuí - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA busca do conhecimento das condições que proporcionam conforto térmico para crianças em atividade de sala de aula é justificada pelo embasamento e incentivo a estratégias arquitetônicas capazes de dotar os espaços escolares de melhores condições de habitabilidade e assim contribuir para um processo educativo de melhor qualidade. A exigência de conforto térmico é intensificada com a necessidade de conservação de energia, produtividade na execução de tarefas e qualidade de vida das pessoas. Pesquisas desenvolvidas em laboratório embasaram os estudos de conforto térmico a partir da teoria do balanço de calor entre o corpo e o meio, a qual é influenciada por fatores físicos, característicos do ambiente, e fatores pessoais, próprios dos ocupantes. A normalização de avaliação de conforto térmico é baseada em tais formulações e nos estudos de campo recentemente desenvolvidos, dos quais derivou o modelo adaptativo aplicável a edifícios ventilados naturalmente. Assim, o presente trabalho objetivou verificar a aplicabilidade dos modelos normalizados para a avaliação das reais condições de conforto térmico de crianças em atividade escolar, uma vez que o organismo infantil apresenta a taxa metabólica de produção de calor mais elevada do que na idade adulta, sendo esta uma variável pessoal atuante no equilíbrio térmico. A fim de considerar esta diferenciação, adotou-se um procedimento de cálculo capaz de predizer a taxa metabólica total a partir do sexo, idade, peso, altura e nível de atividade desempenhada. As pesquisas de campo foram realizadas em sala de aula com cinco turmas da terceira e quarta série de duas escolas de Ijuí (RS), totalizando 116 estudantes de 8 a 11 anos. Na ocasião de cada medição, foram coletadas as variáveis ambientais e pessoais bem como as sensações e preferências térmicas dos ocupantes, de acordo com a metodologia indicada nas normas pertinentes. Foram realizadas análises descritivas e comparativas entre os dados levantados e os índices de conforto térmico calculados segundo os modelos normalizados. O trabalho concluiu que o modelo PMV é aplicável para avaliação de conforto térmico considerando a população pesquisada, contudo existe a tendência de as crianças sentirem-se levemente mais aquecidas do que o modelo estima. Observou-se que o modelo adaptativo mostrou-se satisfatório para avaliação em dias quentes, no entanto não avalia com precisão a atuação da vestimenta em dias frios, a qual estende o intervalo de conforto para temperaturas mais baixas.por
dc.contributor.advisor1Santos, Joaquim Cesar Pizzutti dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591314076760539por
dc.contributor.referee1Faccin, Renata
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3936447634303973por
dc.contributor.referee2Vergara, Lizandra Garcia Lupi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2408215374283146por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9510148216073779por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples