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dc.creatorSilva, Liriane Reis da
dc.date.accessioned2014-11-14
dc.date.available2014-11-14
dc.date.issued2014-03-21
dc.identifier.citationSILVA, Liriane Reis da. CONTRIBUTION OF MASONRY PANELS ON ANALYSIS OF REINFORCED CONCRETE FRAMES. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7850
dc.description.abstractIn this paper, a study on masonry infilled reinforced concrete (RC) frames subjected to service limit state horizontal loads is presented, considering the masonry panel contribution in the stiffness of the structure. The analysis of infilled frames is performed in two ways: using the equivalent diagonal strut concept, called here as macromodelling and the finite element method (FEM) for the micromodelling. Due to simplicity, equivalent strut models are really attractive for the inclusion of masonry panels in structural models of buildings frames. However, formulations available in the literature provide substantially distinct values for determining the axial rigidity of the equivalent strut, and disregarding some important parameters of the structural behavior of the infilled frame. In the FEM analysis, numerical simulations of infilled RC frames are done, with and without openings, with different spans, stiffness of the columns and masonry properties, using finite elements type shell in the modeling, in addition to the consideration of the contact frame-masonry. The simulations results allow the assessment of the limitations of the existing formulations for determining the width of the diagonal strut. In infilled frames with openings of doors and windows, is evaluated how the size and position of the aperture affects the stiffness of the structure. Finally, the maximum stresses (tensile, compression and shear) of all models are evaluated and compared with their respective resistant stresses in order to determine the possibility of cracking of the masonry panels of frames subjected to service limit state actions.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPórticos preenchidospor
dc.subjectPainéis de alvenariapor
dc.subjectBarra diagonal equivalentepor
dc.subjectAlvenaria de vedaçãopor
dc.subjectEstrutura de concretopor
dc.subjectInfilled frameseng
dc.subjectMasonry panelseng
dc.subjectEquivalent diagonal struteng
dc.subjectMasonryeng
dc.subjectReinforced concrete structureeng
dc.titleContribuição dos painéis de alvenaria na análise de pórticos de concreto armadopor
dc.title.alternativeContribution of masonry panels on analysis of reinforced concrete frameseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado um estudo sobre pórticos de concreto armado preenchidos com alvenaria submetidos a ações horizontais de Estado Limite de Serviço (ELS), considerando a contribuição do painel de preenchimento na rigidez da estrutura. A análise dos pórticos preenchidos é realizada de duas maneiras: empregando-se o conceito da diagonal equivalente, na denominada macromodelagem e o método dos elementos finitos (MEF) para a micromodelagem simplificada. Em razão da simplicidade, os modelos com barras diagonais equivalentes são bastante atrativos para a inclusão de painéis de alvenaria nos modelos estruturais de pórticos de edifícios. Entretanto, as formulações disponíveis na bibliografia especializada fornecem valores sensivelmente distintos para a determinação da rigidez axial da barra equivalente, além de desconsiderarem alguns parâmetros importantes do comportamento estrutural do conjunto pórtico-alvenaria. Na análise através do MEF são realizadas simulações numéricas de pórticos de concreto preenchidos com alvenaria, com e sem aberturas, com diferentes vãos, rigidez de pilares e propriedades da alvenaria, empregando-se elementos bidimensionais na modelagem, além da consideração do contato pórtico-parede. Os resultados dessas simulações permitem a avaliação das limitações das formulações existentes para a determinação da largura da barra equivalente. No caso de pórticos preenchidos com aberturas, é avaliado de que forma o tamanho e a posição da abertura afeta a rigidez da estrutura. Por fim, as máximas tensões solicitantes (tração, compressão e cisalhamento) de todos os modelos são avaliadas, e comparadas com as respectivas tensões resistentes, a fim de determinar a possibilidade de fissuração dos painéis de preenchimento de pórticos submetidos a ações de ELS.por
dc.contributor.advisor1Kaminski Junior, João
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8734131577465605por
dc.contributor.advisor-co1Alva, Gerson Moacyr Sisniegas
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2822918340798434por
dc.contributor.referee1Mohamad, Gihad
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5446970753192990por
dc.contributor.referee2Parsekian, Guilherme Aris
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798651726059215por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568904319619890por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor


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