Comportamento mecânico de concretos asfálticos com diferentes granulometrias, ligantes e métodos de dosagem
Resumo
A degradação sobre o pavimento cresceu consideravelmente em virtude da
modificação das características do tráfego. Aumentou-se o volume de tráfego, as cargas
transportadas, a pressão de inflação dos pneus, que somados a falta de fiscalização sobre
o transporte de carga ocasionam no revestimento asfáltico o surgimento precoce de
defeitos. No sentido de buscar uma evolução sobre o conhecimento do comportamento
das misturas asfálticas, este trabalho teve por objetivo analisar a influência do método de
dosagem, da granulometria e do ligante no comportamento mecânico de misturas
asfálticas e determinar quais dessas três variáveis mais influenciam no comportamento
mecânico do material. Utilizaram-se dois métodos de dosagem, Superpave e Marshall,
quatro granulometrias, duas determinadas pelo método Bailey (Faixa B e Faixa C) e duas
por tentativa (Faixa B e Faixa C- simples enquadramento nas faixas) e dois tipos de
ligantes asfálticos: CAP 50-70 e o CAP 60-85, totalizando dezesseis misturas asfálticas.
As misturas foram avaliadas na resistência à tração indireta, na rigidez pelo ensaio de
módulo de resiliência e módulo complexo, que utilizou a modelagem 2S2P1D para
composição das curvas mestras, e a deformação permanente pelo ensaio de Flow Number.
Os resultados obtidos indicaram que o fator que mais alterou a rigidez e a resistência à
deformação permanente das misturas foi o tipo de ligante asfáltico, no qual o ligante
modificado aumentou a rigidez e a resistência ao dano das misturas. O método Bailey de
seleção granulométrica também melhorou o comportamento das misturas em uma menor
escala de influência que o tipo de ligante, seguido pelo método de dosagem Superpave
que reduziu o teor de ligante de projeto das misturas.