A percepção da comunidade acadêmica sobre o exame nacional de cursos: o caso FEEVALE
Abstract
A expansão do ensino superior brasileiro tem reforçado as
discussões acerca da qualidade de ensino e da necessidade de avaliação permanente das instituições e dos cursos. O presente trabalho propõe uma reflexão sobre da sistemática de avaliação do ensino superior, especialmente o Exame Nacional de Cursos - Provão, no curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Feevale. A falta de sistematização das informações pertinentes a esta avaliação por parte da instituição e a necessidade de descobrir a percepção da comunidade acadêmica em torno deste tema foram os fatores que motivaram para a realização deste trabalho. Através de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, foram entrevistados egressos compreendidos entre os anos de 1996 e 2003 e dirigentes da instituição vinculados ao referido curso, buscando-se identificar como são entendidas as políticas públicas de avaliação. Além disso, são abordadas questões referentes à qualidade no ensino superior, avaliação do ensino superior, bases históricas do ensino superior no país, bem como a caracterização da instituição e do curso de Administração de Empresas. Em oito anos de avaliação, o curso obteve quatro conceitos A, dois conceitos B e dois conceitos C, gerando discussões e necessidade de entendimento do significado desta avaliação para que ações futuras possam ser realizadas com o intuito de assegurar a qualidade do ensino.