dc.creator | Machado, Ricardo André | |
dc.date.accessioned | 2007-12-19 | |
dc.date.available | 2007-12-19 | |
dc.date.issued | 2004-04-15 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Ricardo André. ENTREPRENEURIAL CHAINS: A STUDY OF COMPETITIVENESS OF A FOOD RETAIL CHAIN IN RIO GRANDE DO SUL.. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8025 | |
dc.description.abstract | To cope with a very turbulent scenario and rapid socioeconomic changes, where there is an ever-increasing capacity requirement of learning how to change paradigms, the companies have been seeking new competitive
postures to assume a versatile behavior with great strength to adapt to new times. To keep pace with, and adapt the company to an environment of deep changes, in a competitive market, is a challenge for any management model. By virtue of this statement, this paper has the objective to verify if the participation of the companies of the food retail sector, in chain-like organizational structures, increase competitiveness. In line with this sense it was decided to analyze a food retail chain, called Mercados Redefort , with affiliates scattered all across the state of Rio Grande do Sul. For the development of this paper the descriptive research method and survey techniques were used. The formula utilized for calculating the samples for finite populations had as subjects 81 entrepreneurs of a total of 94 Redefort associates, and the research instrument was a questionnaire whose result led to the following conclusion: the surveyed companies inserted in this entrepreneurial chain managed to become more competitive in their work segment, with actions planned by the chain. It was also realized that there is a
need to take more advantage of the members in activities related to marketing, and the requirement to professionalize the negotiating sector with its suppliers. It is essential to circulate its information in a more effective manner for the chain. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Engenharia de produção | por |
dc.subject | Comércio varejista | por |
dc.subject | Redes | por |
dc.subject | Competitividade | por |
dc.subject | Marketing de rede | por |
dc.title | Redes empresasiais: um estudo de competitividade de uma rede varejista de alimentos do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Entrepreneurial chains: a study of competitiveness of a food retail chain in Rio Grande do Sul. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Para fazer frente a um cenário de muita turbulência e de rápidas mudanças sócio-econômicas, onde é cada vez maior a exigência da capacidade de aprender a mudar paradigmas, as empresas têm buscado nova postura de competitividade, para assumir um comportamento versátil e com grande poder de adaptação aos novos tempos. Acompanhar e adaptar a
empresa em um ambiente de profundas mudanças, em um mercado competitivo, é um desafio para qualquer modelo de gestão. Diante dessa afirmativa é que este estudo teve como objetivo verificar se a participação de empresas do setor varejista de alimentos, em estruturas organizacionais em
forma de redes, aumentam a competitividade. Neste sentido se buscou analisar uma rede do varejo de alimentos denominada Mercados Redefort , com associados distribuídos no Estado do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método de pesquisa descritiva e a
técnica de levantamento. A fórmula utilizada para o cálculo de amostras para populações finitas teve como sujeitos 81 empresários de um total de 94 associados na Redefort, sendo o instrumento de pesquisa um questionário cujos resultados levaram a seguinte conclusão: as empresas pesquisadas
inseridas nesta rede empresarial conseguem se tornar mais competitivas no seu segmento de atuação, com ações planejadas pela rede. Constatou-se ainda a necessidade de um melhor aproveitamento por parte do associado nas
atividade ligadas ao marketing e a exigência de se profissionalizar o setor de negociação junto aos seus fornecedores. É imprescindível também fazer circular de uma forma mais efetiva as suas informações internamente à rede. | por |
dc.contributor.advisor1 | Wittmann, Milton Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6540542252982444 | por |
dc.contributor.referee1 | Marion Filho, Pascoal José | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797734A1 | por |
dc.contributor.referee2 | Siedenberg, Dieter Rugard | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708460A1 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7878990264284266 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |