dc.creator | Moraes, Rodrigo do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2008-08-28 | |
dc.date.available | 2008-08-28 | |
dc.date.issued | 2008-03-31 | |
dc.identifier.citation | MORAES, Rodrigo do Nascimento. Strategy and competitivity in a hotel network: a study of rede Versare de hotéis. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8065 | |
dc.description.abstract | The huge web which involves new dimensions in the world communication and transportation areas, due to the globalization of the economies, has provided a growing improve of tourism in the last decades of the 20th century. Besides the tourism leveraging strategies, implemented by countries and regions, new business niches have risen, such as ecological, religious, business and third age tourism, which have leveraged the marketing flows. Due to these changes, being competitive is even more important in the company s everyday routines. Such
scenario stimulates competitors to join forces in order to compete in even bigger scales. This dissertation presents, through a multicase study of companies associated to a hotel network, an analysis of the expectations of 16 hotel owners of the 20 hotels surveyed about their motivation to join the network and their satisfaction with the results after becoming part of the network. It was acknowledged that the companies associated to the network have a long way until they are fully developed, however, important factors for the success of these companies, such as trust and cooperation, had better results among all the surveyed aspects. And this is the joining force which unites the partners which will provide the improve of results, that are also relevant, as cost reduction and the hotels performance indexes. As the factor which got the lower results is the cost reduction, mainly in order to purchase equipment. Once the present work identifies the results in the network during a due time, it is suggested that
measures in order to improve the obtained results should be taken as well a constant accompanying in order to foster the growth and the development of Rede Versare de Hotéis, besides new researches in the area. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Redes de empresas | por |
dc.subject | Competitividade | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.subject | Hotelaria | por |
dc.subject | Estratégia empresarial | por |
dc.subject | Business network | eng |
dc.subject | Competitiveness | eng |
dc.subject | Cooperation | eng |
dc.subject | Hotel | eng |
dc.subject | Business strategy | eng |
dc.title | Estratégia e competitividade numa rede de hotéis: um estudo da rede Versare de hotéis | por |
dc.title.alternative | Strategy and competitivity in a hotel network: a study of rede Versare de hotéis | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A extensa teia que envolve novas dimensões nas áreas da comunicação e transportes mundiais, decorrentes da globalização das economias, propiciou o crescente aumento do
turismo nas últimas décadas do século XX. Além de estratégias de alavancagem do turismo promovidas por países e regiões, surgiram novos nichos negociais, como o turismo ecológico, religioso, de negócios e de terceira idade, que incrementaram os fluxos mercadológicos. Com todas estas mudanças, ser competitivo é cada vez mais importante no dia-a-dia das empresas, realidade esta que estimula concorrentes se unirem para competir em escalas cada vez maiores. Esta dissertação apresenta, através de um estudo de multicasos de empresas associadas a uma rede de hotéis, uma análise das expectativas de 16 hoteleiros dos 20 hotéis pesquisados sobre sua motivação para entrar na rede e sua satisfação com os resultados após a sua adesão à rede. Verificou-se que as respectivas empresas associadas à rede têm um longo
caminho até seu amadurecimento, porém, fatores importantes para que a associação destas empresas tenha êxito, tais como confiança e colaboração, tiveram o melhor resultado dentre todos os aspectos pesquisados. E é essa argamassa que une os associados que vai proporcionar a melhora dos outros resultados, que também são importantes, como a redução de custos e os indicadores de desempenho dos hotéis. Como fator que obteve o resultado mais baixo está a
redução dos custos, principalmente para a aquisição de equipamentos. Tendo em vista que o trabalho realizado faz um corte no tempo e identifica os resultados da rede neste momento, sugere-se que sejam definidas medidas para se melhorar os resultados obtidos e que se faça um acompanhamento constante a fim de promover o crescimento e desenvolvimento da Rede Versare de Hotéis, além de novas pesquisas na área. | por |
dc.contributor.advisor1 | Wittmann, Milton Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6540542252982444 | por |
dc.contributor.referee1 | Schmidt, Alberto Souza | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2214080795054032 | por |
dc.contributor.referee2 | Estivalete, Vania de Fátima Barros | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6802457117269462 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5646688479087435 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |