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dc.creatorEllwanger, Cristiane
dc.date.accessioned2009-07-30
dc.date.available2009-07-30
dc.date.issued2009-06-12
dc.identifier.citationELLWANGER, Cristiane. The impact of the internal marketing on information security policy efectiveness. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8108
dc.description.abstractProtecting the information resources has been a big challenge to organizations. The constitution of an information security policy PSI can solve part of problems related to security but it can t solve them completely, because of the human resources, present in the internal environment of organizations, they can seriously compromise the effectiveness of an PSI. Since the endomarketing (internal marketing) is an instrument that can contribute to obtain or even to rescue the users commitment with the PSI, this present dissertation shows impact of endomarketing techniques in the policy effectiveness using the experimental research. Performed in the Intensive Cardiology Unit (UCI) and Intensive Care Adult (UTI) at Santa Maria University Hospital (HUSM), the experiment was constituted in an experimentation group (UCI), under the endomarketing directed different techniques and a control group (UTI) which it served as a basis to observation. In order to find the effectiveness of PSI on the referred units it was performed internal audits where the procedures, defined by the PSI were classified under the percentage way following the criteria: Non-Run Procedures (PNEs), Partially Implemented Procedures (PPEs) and Fully Implemented Procedures (PTEs).The experiment results show that both the control group as the experimentation group after the initial application of endomarketing techniques joined to implanted PSI on the respective units. However, after discontinuing the application of these techniques on the control group, it was observed a gradual decrease of percentages of PTEs by the components of this group that it decreased from 14,6% to 4,1% which it shows a decrease of 71,92% in the support to PSI in this group, if considered the PTEs. Already the continuous application of endomarketing techniques in the experimentation group did with that the procedures described in PSI were always presents in the users' mind, what generated a gradual increase in the percentage of PTEs. The percentage increased from 8,3% to 41,7% what reflects an improvement of 402,4% in the support to PSI in this group, if considered to PTEs. If considered the PNEs procedures, the continued application of endomarketing techniques in the experimentation group enabled a decrease of 88% against a increase of 12,6% in the control group and a high concentration of percentages on the partially or totally run procedures that added they reach 93,7% in the final evaluation. It is concluded then that the continuous application of endomarketing techniques improves the PSI effectiveness.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica de segurança da informaçãopor
dc.subjectEndomarketingpor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectSegurançapor
dc.subjectInformation security policyeng
dc.subjectEndomarketingeng
dc.subjectHuman resourceseng
dc.subjectSecurityeng
dc.titleO impacto da utilização de técnicas de endomarketing na efetividade das políticas de segurança da informaçãopor
dc.title.alternativeThe impact of the internal marketing on information security policy efectivenesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoProteger os recursos de informação tem sido um grande desafio às organizações. O estabelecimento de uma Política de Segurança da Informação (PSI) pode resolver parte dos problemas relacionados à segurança, mas não pode resolvê-los integralmente, pois os recursos humanos, presentes no ambiente interno das organizações, podem comprometer seriamente a efetividade de uma PSI. O endomarketig (marketing interno) é um instrumento que pode contribuir para se obter ou até mesmo resgatar o comprometimento dos usuários para com a PSI. A presente dissertação investiga o impacto da utilização de técnicas de endomarketing na efetividade da PSI, utilizando-se para tanto da pesquisa experimental. Realizado junto às Unidades de Cardiologia Intensiva (UCI) e Terapia Intensiva-Adulto (UTI) do Hospital Universitário de Santa Maria HUSM, o experimento foi constituído de um grupo de experimentação (UCI), sob o qual foram aplicadas diferentes técnicas de endomarketing e um grupo de controle (UTI), o qual recebeu apenas um nivelamento inicial. Para constatar a efetividade da PSI foram realizadas auditorias internas, nas quais os procedimentos definidos na PSI foram testados e classificados como: Procedimentos Não-Executados (PNEs); Procedimentos Parcialmente Executados (PPEs) e Procedimentos Totalmente Executados (PTEs). Os resultados do experimento demonstram que tanto o grupo de controle (UTI) quanto o grupo de experimentação (UCI) aderiram à PSI após a aplicação inicial de técnicas de endomarketing (nivelamento). Entretanto, após descontinuar a aplicação dessas técnicas no grupo de controle, observou-se uma diminuição gradativa dos percentuais de PTE pelos componentes deste grupo, que caiu de 14,6% para 4,1%, o que demonstra uma queda de 71,92% na adesão à PSI neste grupo, se considerado os PTE. Já a aplicação continuada de técnicas de endomarketing no grupo de experimentação fez com que os procedimentos descritos na PSI estivessem sempre presentes na mente dos usuários, o que gerou um aumento gradativo nos percentuais de PTEs. O percentual subiu de 8,3% para 41,7%, o que reflete uma melhora de 402,4% na adesão à PSI neste grupo, se considerado os PTEs. Se considerado os procedimentos PNEs, a aplicação contínuada de técnicas de endomarketing no grupo de experimentação possibilitou uma redução de 88%, contra um aumento de 12,6% no grupo de controle, e uma alta concentração de percentuais nos procedimentos parcialmente ou totalmente executados, que somados chegam a 93,7% na avaliação final. Conclui-se então que a aplicação contínua de técnicas de endomarketing melhora a efetividade da PSI.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Raul Ceretta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947423722511295por
dc.contributor.referee1Rocha, Rudimar Antunes da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021645851881947por
dc.contributor.referee2Pereira, Sergio Nunes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599225835857581por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2387223813979619por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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