Mostrar registro simples

dc.creatorRighi, Angela Weber
dc.date.accessioned2009-08-03
dc.date.available2009-08-03
dc.date.issued2009-03-27
dc.identifier.citationRIGHI, Angela Weber. QUALITY ASSESSMENT IN PUBLIC HEALTH SERVICES - THE CASE OF THE FAMILY HEALTH STRATEGY. 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8109
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the quality of the Family Health Strategy (ESF) through the measurement of users' satisfaction regarding services provided by the program , seeking to identify the link between satisfaction and perceived quality of services by program staff . For this purpose, questionnaires were based on SERVQUAL Scale, which has as a feature comparison between the expectations of the client with regard to provision of service and their perception on it. Thus, this research used the case study method, characterizing it as a descriptive study with cross sectional and quantitative approach. The study was conducted with 606 users of the ESF and 39 professionals from the Health Teams in five units of the ESF in Santa Maria-RS. The data from the application of the SERVQUAL Scale adjusted result showed a negative evaluation of the ESF for both actors: the users show up unhappy and professionals characterized as unacceptable the quality of services. It is important to emphasize that no point was assessed as satisfactory or excellent quality by the actors. However, note that the professionals assigned to all the issues, values higher than those reported by characterizing users, therefore, a slightly better evaluation of officials. This study also identified points of improvement in the environment studied, contributing to the practices currently used by the ESF in the provision of its services are reviewed and reconsidered, using the issues identified here as guiding actions of improvement.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação da qualidadepor
dc.subjectEscala servqualpor
dc.subjectEstratégia saúde da famíliapor
dc.subjectEvaluation of qualityeng
dc.subjectServqual scaleeng
dc.subjectThe family health strategyeng
dc.titleAvaliação da qualidade em serviços públicos de saúde - o caso da estratégia saúde da famíliapor
dc.title.alternativeQuality assessment in public health services - the case of the family health strategyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) através da mensuração da satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados pelo Programa , buscando identificar a relação existente entre esta satisfação e a percepção da qualidade dos serviços pelos funcionários do Programa . Para tal, utilizaram-se questionários baseados na Escala SERVQUAL, que apresenta como característica a comparação entre as expectativas do cliente com relação à prestação do serviço e a sua percepção sobre o mesmo. Dessa forma, a presente pesquisa utilizou o método de estudo de caso, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, com corte transversal e abordagem quantitativa. O estudo foi desenvolvido junto a 606 usuários da ESF e 39 profissionais pertencentes às Equipes de Saúde em cinco unidades da ESF no município de Santa Maria-RS. Os dados provenientes da aplicação da Escala SERVQUAL adaptada mostram como resultado uma avaliação negativa da ESF por ambos os atores: os usuários mostram-se insatisfeitos e os profissionais caracterizam como inaceitável a qualidade dos serviços. Torna-se importante destacar que nenhum ponto foi avaliado como satisfatório ou de qualidade excelente pelos atores. Porém, nota-se que os profissionais atribuíram, em todas as questões, valores superiores aos informados pelos usuários caracterizando, portanto, uma avaliação ligeiramente melhor dos funcionários. Este estudo possibilitou identificar pontos de melhoria no ambiente pesquisado, contribuindo para que as práticas utilizadas atualmente pela ESF na prestação de seus serviços sejam analisadas e repensadas, utilizando os aspectos aqui identificados como norteadores de ações de melhoria.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799565E3por
dc.contributor.referee1Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783888T0por
dc.contributor.referee2Vogt, Maria Saleti Lock
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778761E3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232197P0por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples