Gerência pró-ativa de incidentes de segurança através da quantificação de dados e da utilização de métodos estatísticos multivariados
Fecha
2010-03-08Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
É reconhecido que no cenário atual das organizações a informação tornou-se um ativo de suma importância. Analisando esta tendência, percebe-se que, da mesma forma, a evolução e o dinamismo das ameaças e incidentes de segurança sobre este ativo é um fato incontestável. É fundamental que os responsáveis pela gestão organizacional das empresas envidem esforços para monitorar os incidentes relacionados à área de Tecnologia da Informação (TI), atuando de forma pontual sobre esses problemas, tratando-os de maneira pró-ativa e inteligente, possibilitando assim a tomada de decisões precisas e rápidas, objetivando a garantia de continuidade do negócio. Esta dissertação apresenta uma ferramenta de gestão de incidentes relacionados a serviços e sistemas de TI, denominada SDvPC (Service Desk via Portal Corporativo), que integra um sistema de Service Desk a um Portal Corporativo e disponibiliza, de forma centralizada, procedimentos formais de reporte e escalonamento dos problemas identificados pelos usuários em uma organização. O SDvPC auxilia para que as fragilidades da organização
sejam notificadas de maneira ágil e simples, tão logo quanto possível, e permite a gestão próativa de incidentes na área de TI ao explorar a quantificação dos dados qualitativos coletados no Service Desk e o agrupamento dos incidentes através da análise multivariada. Como resultado, esta ferramenta possibilita o conhecimento tácito da falhas, deficiências e dificuldades agregadas aos serviços e sistemas de TI em um ambiente organizacional, possibilitando a visão e o planejamento estratégico sobre as atividades da área de suporte.