Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Fernando Monteiro
dc.date.accessioned2006-12-15
dc.date.available2006-12-15
dc.date.issued2005-05-25
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Monteiro. ANALYSIS OF THE PROFILES OF MILITAR SCHOOLS BASED IN TEACHING EFFICIENCY DATA. 2005. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8135
dc.description.abstractIn order to determine the profile of pupils and the Militar Schools, multivariate statistical techniques on the students data are applied, providing therefore, aids for the administration decision takings. First, a data descriptive analysis of four Militar Schools was carried out according to a cross of school efficiency variants. The multivariate analysis is applied in some teaching indicators by using agglomeration analysis as well as principal components and discriminatory. It is possible to identify the number of students presenting low school grades in their social classes and to compare them among the schools. Once grades in disciplines are used, sets that represent attributes in psychomotor/affective and scientific/cognitive areas are verified. A model formed by the most representative disciplines in the school year, compared to the need of recovery, is shown, classifying a new student in this system. The techniques applied in teaching indicators seem to be suitable to check the quality because when the multivariate nature is obeyed, relevant information can be taken by using different variants and cases. The search for knowledge in data banks has been distinguished as a desirable activity to find out and to understand hidden standards in institutions once they are not always seen through ordinary observation. Thus, it is aimed to enhance the competence and creativity in public institutions looking for organization and quality system management by the usage of methodology in order to show the comparative performance among schools and their own pupilseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMilitarpor
dc.subjectEstatística multivariadapor
dc.subjectMineração de dadospor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectMilitaryeng
dc.subjectMultivariate statisticeng
dc.subjectData miningeng
dc.titleAnálise do perfil dos colégios militares baseado em dados de rendimentos de ensinopor
dc.title.alternativeAnalysis of the profiles of militar schools based in teaching efficiency dataeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom o objetivo de determinar o perfil dos alunos e dos Colégios Militares, aplicam-se técnicas estatísticas multivariadas em dados dos alunos, disponibilizando assim subsídios para a tomada de decisões da administração. Realiza-se, primeiramente, a análise descritiva dos dados de quatro Colégios Militares, segundo um cruzamento de variáveis de rendimento escolar. Aplica-se análise multivariada em alguns indicadores de ensino, utilizando-se análise de aglomeração, componentes principais e discriminante. Pode-se identificar o número de alunos com rendimento baixo nas classes de origem social e compará-los entre as escolas. Utilizando graus das disciplinas, verificam-se agrupamentos que representam os atributos da área psicomotora/afetiva e ciências/cognitivas. Mostra-se um modelo formado pelas disciplinas mais representativas em um ano letivo comparadas com a necessidade de recuperação, classificando um aluno novo neste sistema. As técnicas aplicadas em indicadores de ensino mostram-se adequadas para a verificação da qualidade, pois, obedecendo a natureza multivariada, pode-se extrair informações relevantes utilizando-se diferentes casos e variáveis. A procura de conhecimento em bancos de dados tem se destacado como uma atividade desejável para descobrir e compreender padrões ocultos nas instituições, os quais nem sempre são visíveis através da simples observação. Desta forma, busca-se aumentar a competência e a criatividade nas instituições públicas, visando a organização e gestão de sistemas de qualidade, através do uso de metodologia para mostrar o desempenho comparativo entre as escolas e entre os próprios alunos.por
dc.contributor.advisor1Souza, Adriano Mendonça
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721137Z8por
dc.contributor.referee1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721614Z9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732887D7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples