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dc.creatorFerreira, Tiago Keller
dc.date.accessioned2010-08-12
dc.date.available2010-08-12
dc.date.issued2010-03-22
dc.identifier.citationFERREIRA, Tiago Keller. A PROCESS FOR GAME PROCESS PRODUCTION BASED ON STRATEGIC PLANNING. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8144
dc.description.abstractIn a general context, electronic games have been evolving into more complex software, as well as development cost and resources invested in them have been also increased despite the considerable technological advances and new software tools being produced and deployed. The Brazilian context regarding game development gives a picture of how it currently operates with restricted resources and still shows the clear need for improved financial support. In order to fill this gap and overcome the lack of sufficient funds, the Brazilian companies usually turn their attention to creactivity, management and strategy to reach the status of a real competitive company. This article aims to present the use of strategic planning in the process of creating game concepts so it can be applied to maximize the chance of success of a low-budget game, approching the development to a more strategic process. This work presents a case study in which strategic planning is applied to the process of creating the game concept in a game developer company.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectDesenvolvimento de jogospor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectGame designpor
dc.subjectGame conceptpor
dc.subjectGerência de projetopor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectGame developmenteng
dc.subjectGame concepteng
dc.subjectSoftware engineeringeng
dc.subjectGame designeng
dc.titleUm processo para produção de game concept com base em planejamento estratégicopor
dc.title.alternativeA process for game process production basec on strategic planningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm um contexto geral, os jogos digitais estão cada vez mais complexos e seu custo de desenvolvimento e investimentos têm se mostrado bastante elevados apesar do avanço tecnológico e de novas ferramentas de desenvolvimento de software. A realidade Brasileira no desenvolvimento de jogos eletrônicos ainda carece de investimentos de porte e operam com recursos limitados. Para compensar esta ausência de recursos financeiros, as empresas brasileiras investem em criatividade, gerência e estratégia para alcançar o sucesso necessário para atingir a competitividade. Esse artigo propõe a utilização de Planejamento Estratégico no processo de elaboração de Game Concept, buscando maximizar a chance de sucesso de jogos de baixo custo, estabelecendo um processo estratégico que irá direcionar o desenvolvimento do projeto. Esse trabalho apresenta um estudo de caso de aplicação de Planejamento Estratégico no processo de criação de Game Concept de uma empresa de desenvolvimento de jogos.por
dc.contributor.advisor1d'Ornellas, Marcos Cordeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794883E4por
dc.contributor.referee1Estrada, Rolando Juan Soliz
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700410U0por
dc.contributor.referee2Pozzer, Cesar Tadeu
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794883T3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281624P4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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