Rede de cooperação: proposta de configuração entre escolas sinodais da região noroeste do RS
Fecha
2006-08-04Metadatos
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O crescimento da concorrência, a abertura dos mercados e a expansão do setor educacional proporcionam novos desafios na gestão das instituições escolares. Há ainda o aspecto da melhoria da qualidade das instituições públicas, em virtude do aumento de investimentos dos governos no seu sistema educacional. Para fazer frente a essa realidade é preciso mudar-se alguns conceitos, os quais consideram que empresas ou instituições do mesmo ramo de atuação devem ser concorrentes; ao contrário, devem adotar estratégias e ações conjuntas, para atuarem em Rede de Cooperação. Para as escolas sinodais da Região Noroeste do RS, essa necessidade evidencia-se, razão pela qual a presente pesquisa buscou analisar os fatores de competitividade estratégico-empresariais de cinco escolas sinodais da Região Noroeste do RS, através da aplicação de pesquisas entre seus gestores e entre os clientes externos de suas escolas. Na metodologia, utilizou-se o método de abordagem e de procedimentos, e técnicas de documentação direta e indireta. O estudo foi o descritivo e as abordagens utilizadas na pesquisa foram a qualitativa e a quantitativa. Dentre os aspectos pesquisados, buscou-se avaliar os maiores gaps (intervalos) entre a pesquisa com os gestores e a pesquisa com os clientes externos (pais ou responsáveis), os quais foram identificados e analisados. Avaliaram-se também, os aspectos considerados como pontos fortes e como pontos fracos das escolas sinodais, por escola e conjuntamente. Na análise do conjunto das escolas, conclui-se que as mesmas influenciam seus clientes, principalmente pela qualidade do ensino e qualificação dos professores, pela proposta pedagógica e curricular, pela eficiência do ensino e pelas opções extracurriculares de cursos. Na ótica dos gestores, os mesmo julgam que seus clientes externos optam pelas escolas que dirigem, principalmente pela eficiência e qualidade do ensino e qualificação dos professores, pela preferência por escola particular, pelas opções extracurriculares de cursos, pela proposta pedagógica e curricular e pela inserção comunitária. O resultado das análises direciona para quais fatores de competitividade estratégico-empresariais precisam ser potencializados, para que essas escolas possam adotar, futuramente, estratégias e ações como Rede de Cooperação.