Atributos da qualidade de capacete para motociclista: a percepção dos profissionais motofretistas e mototaxistas
Abstract
O objetivo desta dissertação de mestrado é fazer um levantamento das percepções dos
usuários profissionais de motocicletas sobre as qualidades do produto capacete como
equipamento de trabalho obrigatório. A área de estudo é a cidade de Santa Maria RS,
cujo cenário mapeou o perfil e atividade profissional do motofrete e mototáxi. A
metodologia aplicada nessa dissertação é de finalidade exploratória de natureza
quantitativa com delineamento do emprego do método de levantamento e está baseada
na técnica de investigação na análise dos anuários estatísticos sobre a evolução da
frota de motocicletas, ocorridos entre os anos de 2001 e 2010. A pesquisa foi realizada
em duas etapas. A primeira etapa trata da fundamentação teórica, com emprego das
técnicas de estudos bibliográfico e documental sobre normas e legislação dos capacetes
motociclisticos, e do mapeamento da área de estudo. A segunda fase da pesquisa
refere-se a estudos de levantamento com emprego de 291 questionários da amostra
representativa de 1200 profissionais motoboys, para levantar as percepções de
satisfação e importância quanto aos usos e qualidades dos capacetes. O resultado
desse estudo mostrou existir normas e legislação brasileira que vem ao encontro com o
preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estarem alinhadas com as
normas internacionais, como instrumentos que ajudam em diminuir os riscos de
acidentes no trânsito. Identifica que atividade profissional com motocicletas e motonetas
encontra-se regulamentada pela lei federal (Lei 12.009/2009), embora não esteja
legalizada na área investiga; aponta aumento significativo da frota de motocicletas na
última década, fator contribuinte para modificar o cenário urbano de Santa Maria - RS,
originando uma nova profissão, conhecida popularmente como motoboy ; mostra que
essa atividade encontra-se estruturada numa relação de informalidade, sem vínculo
empregatício, alicerçado pela flexibilidade e pelo risco inerente a profissão; identificou os
motoristas de outros automóveis os principais causadores de acidentes com
motocicletas e, decorrente destes acidentes as pernas foram a parte do corpo humano
mais afetadas pelo não uso de equipamento de proteção, ao contrário da cabeça a
menos impactada atribuída ao uso do capacete; a viseira foi apontada como o item dos
capacetes como gerador de insatisfação embora atribuída como sendo importante. A
pesquisa norteou-se pelo enfoque no usuário, adequação ao uso , e apresentou as
dimensões da qualidade na ordem de satisfação e importância atribuída aos capacetes
como sendo: Desempenho, Conforto, Durabilidade, Assistência Técnica e Estética,
classificando-as em igualdades de satisfação e importância , exceto os itens fecho,
acessórios, ventilação, protetor de nuca e viseira.