Análise dos aspectos internos, do ambiente externo e elaboração de cenários como base para a definição das estratégias
Resumo
O trabalho de pesquisa, aqui apresentado, tem como objetivo desenvolver um processo de avaliação dos aspectos internos, do ambiente externo e elaboração de cenários como base para a definição das estratégias no Planejamento Estratégico. Para a realização deste trabalho tomou-se por base a pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e natureza qualitativa. Os objetivos foram alcançados por meio de uma construção teórica, realizada com base na análise da literatura, abordando os constructos: Planejamento Estratégico, Análise Ambiental e Análise de Cenários, através da definição de conceitos, descrição de sua evolução e apresentação de modelos de implementação. O processo de avaliação está segmentado em três fases: a) Aspectos Internos, os principais recursos que devem ser analisados são: Recursos Humanos; Produção; Financeiro; Marketing; Pesquisa e Desenvolvimento; Análise das vantagens competitivas; b) Ambiente Externo, as principais variáveis analisadas são: Variáveis Políticas; Variáveis Econômicas; Variáveis Tecnológicas; Variáveis Demográficas; Variáveis Sociais; Cinco Forças de Porter e Análise da atratividade do setor em relação às variáveis; c) Análise de Cenários, são apresentadas nove etapas: 1) Identificação dos objetivos estratégicos; 2) Análise das variáveis ambientais; 3) Seleção das principais variáveis; 4) Prospecção de cenários; 5) Relação das variáveis com os cenários; 6) Criação dos cenários; 7) Escolha dos cenários prováveis; 8) Definição das estratégias e 9) Monitoramento dos cenários e resultados através de indicadores. O Processo de Avaliação do Ambiente contribui para que se tenha um conhecimento global da organização, do ambiente em que está inserida e com a análise de cenários, prever o futuro, proporcionando base sólida para definir as estratégias.