Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, José Paulo Medeiros da
dc.date.accessioned2013-06-06
dc.date.available2013-06-06
dc.date.issued2011-05-20
dc.identifier.citationSILVA, José Paulo Medeiros da. THE DESIGN MANAGEMENT AS DIFFERENTIAL QUALITY IN THE FURNITURE INDUSTRY OF ALTO URUGUAI GAÚCHO. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8255
dc.description.abstractThe development of technological innovation, driven by the internationalization process of companies, products and markets, is triggering major changes in economic performance, competition, in deregulation and in the revolution of knowledge. In this sense, the construction of new solutions for products and services and, mainly, the reconciling of the industrial products to their demands, become essential to the enterprises restructuring, in order to integrate the characteristics of an open and demanding market. Realizing of essential importance to understand what function and role design plays in the national furniture industry and to understand how its products are developed, the focus of this study is to identify culturally how the furniture industry in Alto Uruguai/RS operates, and how Design Management can generate competitive advantage, add value to the product and help to increase sales. To perform the study, it was necessary to provide an overview of the furniture industry of Alto Uruguai/RS, emphasizing the application of design in the development of new products. The report was supported by bibliographic and documental resources, structured and semi-structured interviews and also by fieldwork. The research showed that the vast majority of companies demonstrate to understand the importance of design for the development of its products; however, there are few that invest in its accomplishment. This conservative attitude in the point of view of some managers is, in part, related to the paradigm which is associated to short-term view, in which design is seen only as a cost. Therefore, the design management, being a means of integration and interaction of different areas, can reverse this situation by promoting in the companies the competitive differential that is so necessary for their survival, such as the economic development in the region in which it operates.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do designpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectIndústrias moveleiraspor
dc.subjectAlto Uruguai/RSpor
dc.subjectDesign managementeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectFurniture industrieseng
dc.titleA gestão do design como diferencial de qualidade nas indústrias moveleiras do Alto Uruguai gaúchopor
dc.title.alternativeThe design management as differential quality in the furniture industry of Alto Uruguai gaúchoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO desenvolvimento da inovação tecnológica, impulsionado pelo processo de internacionalização das empresas, produtos e mercados; vêm desencadeando importantes mudanças no desempenho da economia, na competição, na desregulamentação e revolução do conhecimento. Neste sentido, a construção de novas soluções em produtos e serviços, e, principalmente, a compatibilização dos produtos industriais às demandas, tornam-se imprescindíveis para a reestruturação das empresas, de forma a integrarem-se às características de um mercado aberto e exigente. Por julgar de essencial importância compreender qual a função e atribuição que o design desempenha no setor moveleiro nacional e entender como são desenvolvidos seus produtos, o foco deste estudo é identificar culturalmente como as indústrias moveleiras da região do Alto Uruguai/RS atuam, e como a Gestão de Design pode gerar diferencial competitivo, agregar valor ao produto e contribuir para o aumento das vendas. Para realização do estudo foi necessário estabelecer uma visão geral a respeito das indústrias moveleiras do Alto Uruguai/RS, dando ênfase a utilização do design no processo de desenvolvimento de novos produtos. O trabalho contou com levantamento bibliográfico e documental, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas e pesquisa de campo. A pesquisa apontou que a grande maioria das empresas demonstra compreender a importância do design para o desenvolvimento de seus produtos, porém, são poucas as que investem no sentido de sua efetivação. Essa atitude conservadora no ponto de vista de alguns gestores, em parte, relaciona-se ao paradigma que está associado à visão de curto prazo, onde o design é visto apenas como custo. Logo, a gestão de design, sendo um meio de integração e interação de diferentes áreas, pode reverter este quadro promovendo nas empresas o diferencial competitivo tão necessário para sua sobrevivência, tão como o desenvolvimento econômico da região na qual está inserida.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032por
dc.contributor.referee1Dallmeyer, Arno Udo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6410822186320216por
dc.contributor.referee2Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592092227454724por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples