O ambiente organizacional: satisfação e competitividade - uma ótica da engenharia de produção
Resumo
Ao entrar em contato com um ambiente organizacional, diversos fatores influenciam a
percepção e leitura deste local. Fatores esses que podem ser considerados como pistas e será
através delas que a satisfação do consumidor ocorrerá. Entretanto, poucos estudos têm sido
realizados para avaliar a relação da atmosfera organizacional com a satisfação do consumidor
sob o aspecto da competitividade. Sob esse viés, escolheu-se uma empresa de varejo
localizada na cidade de Santa Maria para que se faça possível uma análise deste assunto. O
objetivo geral deste estudo é verificar a contribuição do ambiente juntamente com a atmosfera
organizacional para a satisfação do consumidor sob o aspecto da competitividade. A pesquisa
caracteriza-se como qualitativa e quantitativa. Para a fase qualitativa, observaram-se os dez
ambientes das lojas conforme o modelo teórico de Baker (1987). Para a fase quantitativa,
calculou-se a amostra da pesquisa, levando em consideração a média da demanda anual da
organização. A amostra mínima encontrada foi de 367 respondentes. A partir da extensa
análise dos resultados, pode-se confirmar que há de fato uma contribuição direta do ambiente
com a satisfação do consumidor além de que, se fez possível avaliar que o ambiente poderá
ser um fator decisivo na hora da tomada de decisão por parte do cliente, o que torna o mesmo
um contribuinte para um diferencial competitivo perante uma organização e seus
concorrentes.