Mostrar registro simples

dc.creatorMarques, Kelen Franciane Scherolt
dc.date.accessioned2014-08-28
dc.date.available2014-08-28
dc.date.issued2013-08-22
dc.identifier.citationMARQUES, Kelen Franciane Scherolt. Diagnosis of innovation management in national retail. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8305
dc.description.abstractInnovation is now recognized as an essential factor for the competitiveness of organizations, part of the strategy and linked directly to organizational performance. In this context, the study aims to identify aspects that contribute to the management of innovation, defining a scenario of retailer, outlining an overview of the current capacity of innovation, identifying the relevance of dimensions related to innovation, strategic actions, challenges and benefits achieved. As for the procedures, the research literature is characterized as descriptive and as to the nature, quality and quantity analyzed statistically, and a diagnosis that defines behaviors and trends in relation to the management of innovation in retail stores nationwide. The research will be conducted in one of the largest networks of Brazilian electronics, the sixteen States relating to the four regions of operation. The diagnosis was constructed from the diagnostic tool of the Center for Innovation and Competitiveness Program - Graduate in Production Engineering UFSM adapted for the retail industry based on national and international authors, in order to check the management of innovation in Brazilian retail. The diagnosis had adopted eight dimensions: Strategy, Culture, Relationships, Financial Structure, Process, People and Leadership. After application of the diagnosis can be verified innovation management and innovative potential of the retail network, to identify the main challenges and benefits contributing to perceptions of the factors that actually influence one in the management of innovation in retail stores nationwide.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do varejopor
dc.subjectGestão da inovaçãopor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectCompetitividade empresarialpor
dc.subjectDiagnóstico organizacionalpor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectRetail managementeng
dc.subjectInnovation managementeng
dc.subjectStrategic managementeng
dc.subjectCompetition and entrepreneurshipeng
dc.subjectOrganizational diagnosiseng
dc.subjectPerformance evaluationeng
dc.titleDiagnóstico da gestão da inovação no varejo nacionalpor
dc.title.alternativeDiagnosis of innovation management in national retaileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, inserida na estratégia e ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuam para a gestão da inovação, definindo um cenário da rede varejista, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação, identificando a relevância das dimensões relacionadas à inovação, ações estratégicas, desafios e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica-descritiva e, quanto à natureza, qualitativa e quantitativa analisada estatisticamente, sendo um diagnóstico que define comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação no varejo nacional. A pesquisa será realizada em uma das maiores redes de eletroeletrônicos do Brasil, nos dezesseis estados referentes às quatro regiões de atuação. O diagnóstico foi construído a partir da ferramenta de diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da UFSM adaptada para o setor varejista com base em autores nacionais e internacionais, a fim de verificar a gestão da inovação no varejo brasileiro. O diagnóstico adotado apresentou oito dimensões: estratégia, cultura, relacionamento, financeiro, estrutura, processo, pessoa e liderança. Após a aplicação do diagnóstico, pode-se verificar a gestão da inovação e o potencial inovador da rede varejista; identificar os principais desafios e benefícios colaborando para a percepção dos fatores que realmente influenciam na gestão da inovação no varejo nacional.por
dc.contributor.advisor1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.contributor.referee1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Claudia Medianeira Cruz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5219253215258037por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913574225706418por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples