Metodologia estocástica para previsão de demanda de serviços emergenciais em concessionárias de energia elétrica
Resumo
A meta das empresas de distribuição de energia elétrica é proporcionar ao consumidor
um fornecimento de energia contínuo e com qualidade. Esta dissertação aborda o Problema do
Roteamento de Veículos, mais especificamente o roteamento parcialmente dinâmico, com entradas
estáticas, onde alguns eventos que ocorrem de forma estocástica são incorporados dinamicamente
durante a execução do serviço. Neste sentido, buscou-se elaborar uma metodologia
capaz de prever as ocorrências de serviços emergenciais, que surgem aleatoriamente durante
a jornada de trabalho, levando em consideração atributos de localização, tempo de serviço e
horário de ocorrência, visando minimizar o tempo de deslocamento dos veículos nas rotas programadas.
Para isso, foi desenvolvida e descrita uma sequência de etapas para estruturação de
um sistema de previsão de demanda, o qual deve ser capaz de projetar padrões e tendências dos
dados analisados a partir de demandas passadas. Pretendendo atender a estes pressupostos, o
estudo buscou suporte em dois métodos de previsão: suavização exponencial e previsão a partir
de probabilidades condicionais. O estudo ainda buscou, identificar as principais variáveis que
influenciam de maneira aleatótia a ocorrência de ordens emergenciais. Os resultados obtidos
com estes métodos, auxiliaram na captura da estocasticidade do processo de despacho de ordens
emergências, bem como, na previsão de demanda de serviço. O trabalho busca identificar as
variáveis de entrada para o roteamento, proporcionando subsídios para a empresa analisada que
não dispõe destas informações.