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dc.creatorRoso, Vinícius Rückert
dc.date.accessioned2016-08-16
dc.date.available2016-08-16
dc.date.issued2016-03-23
dc.identifier.citationROSO, Vinícius Rückert. Real world driving cycle in Santa Maria and its impacts on consumption and emissions. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8393
dc.description.abstractIn order to improve urban air quality and to meet legislation requirements, vehicular technology is constantly advancing. It focus on techniques that reduce both fuel consumption and emissions of greenhouse gases as well as harmful pollutant emissions. The technologies, however, have different impacts depending on the city, its traffic conditions and urban planning as well as other socio-economic and cultural factors that affect the driving stile. Thus, standard drive cycles such as NEDC, FTP75 or others may not represent properly the actual condition and are being progressively replaced by real-world driving cycles. This paper aims to analyze the impact of real driving conditions in the city of Santa Maria, in southern Brazil, in respect to emissions and fuel consumption. Data of real world driving cycles were collected for motorized transport and introduced into computational models to simulate vehicles traveling in predetermined route. Urban buses and passenger cars were evaluated in different traffic conditions. Underestimation of more than 50% in emissions were observed in heavy traffic conditions across the indicated in standard cycles. Simulation of techniques to reduce pollutant emissions in Diesel engines has confirmed more than 90% reductions in emissions of PM, CO, HC, and 40% of NOx, operating under real conditions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiclo urbanopor
dc.subjectAquisição de dadospor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectSCRpor
dc.subjectDPFpor
dc.subjectTransporte urbanopor
dc.subjectConsumo de combustívelpor
dc.subjectCiclo de emissõespor
dc.subjectUrban cycleseng
dc.subjectData acquisitioneng
dc.subjectComputer simulationeng
dc.subjectUrban transporteng
dc.subjectFuel consumptioneng
dc.subjectEmission cycleseng
dc.titleCiclos reais de condução veicular em Santa Maria e seus impactos em consumo e emissõespor
dc.title.alternativeReal world driving cycle in Santa Maria and its impacts on consumption and emissionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoObjetivando a melhoria na qualidade do ar urbano e o atendimento à legislação, a tecnologia veicular está em constante desenvolvimento. O foco está em técnicas para redução, tanto do consumo de combustível quanto de emissões de gases do efeito estufa. As tecnologias, entretanto, possuem diferentes impactos dependendo da cidade, das condições de tráfego e do planejamento, assim como demais fatores socioeconômicos e culturais que interfiram no modo de condução. Com isso, ciclos padrões de condução, como NEDC e FTP75, por exemplo, não representam com propriedade a condição atual de tráfego e estão sendo gradativamente substituídos pelos ciclos reais de condução. Esta dissertação objetiva analisar o impacto de ciclos reais no trânsito urbano da cidade de Santa Maria- RS, no âmbito de emissões e consumo de combustível. Dados de ciclos reais de condução foram coletados para meios de transporte motorizados e introduzidos em modelos computacionais, visando simular um veículo percorrendo o trajeto pré-estabelecido. Assim, avaliaram-se carros de passeio e ônibus urbanos em diferentes condições de tráfego. Em posse dos resultados foram realizadas as comparações com ciclos padrão existentes, onde verificaram-se subestimações de mais de 50% nas emissões por ciclos padrão frente à condições reais de tráfego intenso. A simulação de sistemas para a redução nas emissões de poluentes em motores Diesel, operando em condições reais, confirmou reduções de mais de 90% nas emissões de MP, CO e HC e de 40% nas emissões de NOx.por
dc.contributor.advisor1Martins, Mario Eduardo Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000658451843066por
dc.contributor.referee1Schlosser, José Fernando
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0575023987760421por
dc.contributor.referee2Vielmo, Horácio Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6151887525010968por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8659050458799946por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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