Fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho: uma análise em um Instituto Federal de Ensino
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2015-02-24Metadatos
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A Qualidade de Vida no Trabalho tem recebido importância no cenário atual, onde o trabalho tornou-se de grande relevância na vida das pessoas e pode afetar positiva ou negativamente a qualidade de vida destes indivíduos. Durante muito tempo, ao se falar em qualidade nas empresas, enfatizava-se, principalmente, a produção. Atualmente não se fala apenas em qualidade no trabalho, mas também em qualidade de vida dos empregados, ligada diretamente com a satisfação do funcionário, fazendo com que seja necessária a criação de um ambiente em que todos se sintam bem. Com base nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar e identificar os fatores associados à Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória quanto aos objetivos e, quantitativa, quanto à natureza, sendo realizada por meio de um estudo de caso. Os dados foram obtidos com o auxílio de dois questionários: um sobre o Perfil e Dados Profissionais dos servidores e o outro chamado QWLQ 78, que permite avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho. Inicialmente, realizou-se uma análise descritiva sobre o perfil e dados profissionais dos servidores. Posteriormente foi realizada uma análise multivariada, utilizando-se a análise de cluster e análise fatorial (método de extração de componentes principais), a fim de verificar os fatores que poderiam afetar a Qualidade de Vida no Trabalho. Os resultados da análise mostraram que 57% dos respondentes eram do sexo feminino, com média de 35 anos de idade, predominantemente servidores solteiros (46,8%), sem filhos (54,1%), com plano de saúde (82,8%), com tempo médio na instituição de 2 anos e 11 meses, sendo 53,5% docentes. Considerando-se a análise do instrumento de Qualidade de Vida observou-se um escore médio geral de 3,57. Na análise de cluster foi possível fazer uma redução de 78 para 52 variáveis. Na análise fatorial foram selecionados 14 fatores, os quais explicaram 64,9% da variação, sendo considerado um valor satisfatório. Considerando estes fatores, oito foram avaliados pelos servidores como satisfatórios, quatro foram avaliados como neutros, um como insatisfatório e um como muito insatisfatório. Assim, conclui-se que, de forma geral, os servidores desta instituição relataram qualidade de vida no trabalho satisfatória, mas que pode ser melhorada em alguns aspectos, como a redução do cansaço e a prática de atividades laborais, que podem contribuir para a melhoria da satisfação dos servidores.