dc.creator | Marquezini, Diego Dias | |
dc.date.accessioned | 2017-05-19 | |
dc.date.available | 2017-05-19 | |
dc.date.issued | 2007-01-17 | |
dc.identifier.citation | MARQUEZINI, Diego Dias. Interaction between low-ripple switched converters and fuel cel ls. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8530 | |
dc.description.abstract | This dissertation discusses the interaction between fuel cells and the DC-DC converter just connected across its terminals. For that, it presents a modified algorithm to represent the dynamic behavior of fuel cell stacks as much the current ripple effects from power converters on such cells. PEM type fuel cells (Proton Exchange Membrane) are studied to get a reasonable model of the electrochemical and electric characteristics of the involved phenomena in the generation of electric energy from fuel cells. A T filter is used as interface between the fuel cell and the DC-DC converter. This converter must prevent large current ripples going through the cell terminals as well as keeping constant the power flow between the FC and the link DC to prevent itself of possible current transient. To connect it to the grid it was used a three-phase DC-AC converter to inject or to absorb current from the grid at reduced ripple distortion and to stabilize the DC link voltage. DC current controllers were designed to curb the link DC and AC currents within reasonable limits. Validation of the model was carried out through computer simulation in order to have an evaluation of the control system behavior both for the stack and for the injection and/or absorption of energy. Also, theoretical results with practical data from a fuel stack were compared with respect to the load variation across its terminals. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Células de combustível | por |
dc.subject | PEMFC | por |
dc.subject | Conversores de potência | por |
dc.subject | Conversor CCCC | por |
dc.subject | Comportamentos estático e dinâmico | por |
dc.subject | Filtro T | por |
dc.subject | Fuel cells | eng |
dc.subject | PEMFC | eng |
dc.subject | Power converters | eng |
dc.subject | DC-DC converter | eng |
dc.subject | Static and dynamic behavior | eng |
dc.subject | T filter | eng |
dc.title | Interação entre conversores chaveados com baixa ondulação e células de combustível | por |
dc.title.alternative | Interaction between low-ripple switched converters and fuel cel ls | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação discute a interação entre as células de combustível e o conversor de potência conectado aos seus terminais. Para isto é apresentado um algoritmo modificado para a modelagem dinâmica de conversores chaveados tanto quanto um estudo sobre os efeitos das ondulações de corrente sobre as células. Células do tipo PEM (Proton Exchange Membrane) são estudadas, obtendo-se um modelo razoável para análise das características eletroquímicas e elétricas dos fenômenos envolvidos na geração de energia elétrica com células de combustível. Como interface utiliza-se um conversor CC-CC associado a um filtro do tipo T . Este conversor tem a função de evitar a grande ondulação de corrente absorvida pela célula bem como, manter constante o fluxo de potência entre a FC e o barramento CC evitando-se assim, possíveis transitórios nos terminais da célula. O projeto do conversor de potência prevê a conexão à rede da concessionária através de um conversor CC-CA trifásico
para injetar ou absorver corrente da rede com reduzida distorção harmônica e estabilização da tensão do barramento CC. Foram projetados controladores para a corrente CC, a tensão CC e a corrente CA. Como formas de validação foram realizadas simulações para avaliar o comportamento dos sistemas de controle para a pilha e para a injeção e/ou absorção de energia. Também foram comparados os resultados teóricos com os dados práticos de uma pilha submetida à variação de carga em seus terminais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Farret, Felix Alberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5783619992936443 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Machado, Ricardo Quadros | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3927458584410491 | por |
dc.contributor.referee1 | Canha, Luciane Neves | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6991878627141193 | por |
dc.contributor.referee2 | Baggio, José Eduardo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5254604676740754 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2873537605629012 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Engenharia Elétrica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |