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dc.creatorDaniel, Jonatan Willian
dc.date.accessioned2014-10-03
dc.date.available2014-10-03
dc.date.issued2014-02-25
dc.identifier.citationDANIEL, Jonatan Willian. SELLARS AND THE MYTH OF THE GIVEN: AN ASSESSMENTOF HIS CRITICISM OF FOUNDATIONALISM IN EPISTEMOLOGY. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9127
dc.description.abstractWilfrid Sellars is well known for his criticism of what he called the myth of the given , which first appeared in his Empiricism and the philosophy of mind(1956).The given that is regarded as mythical by Sellars is the epistemic given with which foundationalists in epistemology intend to solve the epistemic regress problem. Sellars s criticisms of foundationalism had a strong repercussion in epistemology and soon become a reference in this field, mainly in virtue of having targeted the most basic features of foundationalism, questioning the very idea of immediate knowledge, which is at the core of any foundationalist account of knowledge. Sellars s criticism remain a challenge for foundationalism, and its significance has been highlighted by a growing number exegetical, critical, and Sellarsian inspired works. This dissertation comprieses three papers focused on Sellars s epistemology. The first paper shows how wide the reach of Sellarsian criticism on the myth of the given is. It also shows that Sellars s criticism of foundationalism can be presented in the form of a dilemma (known as Sellars s dilemma ) and how that dilemma, which does not appear explicitly in his work, can be found in his writings. The second paper presents an attempt by Laurence BonJour s to answer the challenge put to foundationalism by Sellars s dilemma. It assesses BonJour s more recent views on the matter, and shows thatthey do not answer the criticisms which himself endorsed when he was a coherentist. The third paper shows that if Sellars s views are coherent with and representing one of the culminations of the traditional analyses knowledge as justified true belief, and if his views are inadequate, then this could be evidence that we need an alternative in which knowledge is not analyzable in term of justification and other concepts but is a basic concept. We indicate, based on the work of Timothy Williamson and on a late piece by Sellars, how that alternative might turn out.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWilfrid Sellarspor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectFundacionismopor
dc.subjectMito do dadopor
dc.subjectJustificaçãopor
dc.subjectWilfrid Sellarseng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectFoundationalismeng
dc.subjectMyth of the giveneng
dc.subjectJustificationeng
dc.titleSellars e o mito do dado: uma avaliação de suas críticas ao fundacionismo em epistemologiapor
dc.title.alternativeSellars and the myth of the given: an assessmentof his criticism of foundationalism in epistemologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoWilfrid Sellars é conhecido por suas críticas ao que denominou mito do dado , que apareceram pela primeira vez em Empirismo e filosofia da mente (1956). O dado considerado mítico por Sellars é o dado epistêmico com o qual a vertente fundacionista em epistemologia pretende solucionar o problema do regresso epistêmico. As críticas de Sellars ao fundacionismo tiveram grande repercussão no debate epistemológico e logo se tornaram referência nessa área, principalmente em virtude de visarem os aspectos mais basilares da concepção fundacionista, pondo em xeque a própria noção de conhecimento imediato, cara a qualquer abordagem fundacionista do conhecimento. Suas críticas representam ainda hoje um desafio de peso para concepções fundacionistas e sua importância tem sido enfatizada por um número crescente de trabalhos exegéticos, críticos e de inspiração sellarsiana. Esta dissertação compõe-se de três artigos que têm como foco a epistemologia de Sellars. No primeiro, mostra-se em que consiste e quão geral é a crítica de Sellars ao mito do dado. Mostra-se também como a crítica de Sellars pode ser apresentada na forma de um dilema ( O dilema de Sellars ) e como esse dilema, que não é formulado de forma explicita em sua obra, podem ser encontrado nos textos do autor. O segundo artigo apresenta a tentativa de Laurence BonJour de responder ao desafio posto pelo dilema de Sellars ao fundacionismo. Avalia-se a nova posição de BonJour, que no passado foi um coerentista, e mostra-se que ela não é capaz de superar as críticas que ele mesmo endossava anteriormente. No terceiro e último artigo, mostra-se que se a concepção epistemológica de Sellars é vista como sendo coerente com e representando uma das culminâncias da tradição que analisa conhecimento como crença verdadeira justificada e tal concepção resulta inadequada, então isso pode ser um indício de que deveríamos buscar uma concepção alternativa do conceito de conhecimento. Indica-se, a partir do trabalho de Timothy Williamson e de um texto tardio de Sellars, como poderíamos entender conhecimento como um conceito básico, não analisável.por
dc.contributor.advisor1Severo, Rogério Passos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728874D6por
dc.contributor.referee1Sartori, Carlos Augusto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708889E0por
dc.contributor.referee2Carvalho, Eros Moreira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9199277921479932por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4831489603591694por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor


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