Fenomenologia da afetividade: um estudo a partir de Michel Henry
Resumo
A presente dissertação tem por intuito, a partir do pensamento de Michel Henry filosófo contemporâneo francês, proporcionar um estudo acerca da fenomenologia da afetividade, mais especificamente sobre as investigações henrianas a respeito da afetividade, levando em consideração os apontamentos essenciais averiguados e formulados em relação à vida, fenomenologia, no caso a Fenomenologia da Vida ou Fenomenologia Material e passividade. A reflexão pretendida objetiva considerar possibilidades que surgem para o campo fenomenológico contemporâneo, a tese principal a ser defendida e fundamentada é: que a essência da fenomenologia da vida se manifesta de forma imanente por meio da afetividade. Trata-se de investigar os fundamentos para uma Fenomenologia da Afetividade, apresentando assim, uma conceituação a partir da imanência radical da vida. A afetividade, assunto privilegiado nas obras de Henry, é atingida ou atinge de modo muito especial à experiência da subjetividade radical, a qual conforme o nosso filósofo a vida essencifica em si mesma, se autoafetando, na experiência de si mesma, na imanência radical de sua afetividade. Pois a verdade concreta desse movimento é a vida que se prova a si mesma. A qual se realiza em seu pathos, na subjetividade que se conhece independente de qualquer abordagem conceptual ou sensível, ou de um olhar intencional, mas a vida na provação absoluta de sua certeza intrínseca, em uma significação material, na materialidade de seu puro aparecer que nos dá acesso a si mesma, que se constitui nas modalidades do sofrer e do fruir, na revelação de si, no seu pathos da passividade que é afetada. A fim de sustentar a estrutura de seu pensamento, que culmina na formulação da fenomenologia da vida, a preocupação de Henry mira-se a abrir novos campos de investigação acerca da fenomenalização efetiva da fenomenalidade enquanto tal e na reversão da fenomenologia, um repensar esta, um outro direcionamento, um viés material. Para tanto este trabalho tem como base as obras deste filósofo, em especial, a L Essence de la manifestation.