Mostrar registro simples

dc.creatorEnge, Tiara Rubia
dc.date.accessioned2010-08-31
dc.date.available2010-08-31
dc.date.issued2010-03-22
dc.identifier.citationENGE, Tiara Rubia. KAINGANG INDIGENOUS CULTURE WITH EXPRESSION GEOGRAPHIC OF TERRITORIALITY AND OF THE INDIGENOUS EDUCATION IN CHARRUA-RS. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9323
dc.description.abstractThis work has for main objective to analyze as it occurs the territoriality and the indigenous education kaingang in the Ligeiro Indigenal Reserve, in Charrua-RS. Search to understand the reserve as ethnic domain, under looking at of the indigenous education not-deed of division in order to identify to the different relations constructed in the indigenous territory kaingang. Also it verifies as if operationalize the definition of this territory and how much this contributes in the partner-cultural organization of kaingang. The method dialetic/inductive is used as main. Finally, on aspects are characterized the material and incorporeal culture searching to value the indigenous education kaingang permeating the quarrel on the inclusion of the indigenous territoriality as made element of the Charrua-RS.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndígena kaingangpor
dc.subjectTerritorialidadepor
dc.subjectCharrua - RSpor
dc.subjectKaingang indigenouseng
dc.subjectTerrioralityeng
dc.titleA cultura Kaingang como expressão geográfica da territorialidade e da educação indígena no município de Charrua - RSpor
dc.title.alternativeKaingang indigenous culture with expression geographic of territoriality and of the indigenous education in Charrua - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal analisar como ocorre a territorialidade e a educação indígena kaingang na Reserva Indígena do Ligeiro, município de Charrua-RS. Busca compreender a reserva como domínio étnico, sob olhar da educação indígena não-formal a fim de identificar as diferentes relações construídas no território indígena kaingang. Também verifica como se operacionaliza a definição desse território e o quanto isso contribui na organização sócio-cultural do kaingang. Utiliza-se como método principal o raciocínio dialético/indutivo. Por fim, são caracterizados aspectos ligados a cultura material e imaterial buscando-se valorizar a educação indígena kaingang permeando a discussão sobre a inclusão da territorialidade indígena como elemento formador do município de Charrua-RS.por
dc.contributor.advisor1David, Cesar De
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003244296217013por
dc.contributor.referee1Mota, Lúcio Tadeu
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8427040759099329por
dc.contributor.referee2Meurer, Ane Carine
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7899961239957877por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia e Geociênciaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples