O ensino técnico no MST: o caso do Curso Técnico em Agropecuária com habilitação em Agroecologia do Instituto Educar, Pontão, RS
Abstract
O presente trabalho aborda a questão do ensino técnico no âmbito do Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e tem como foco o curso técnico em
agropecuária com habilitação em agroecologia do Instituto Educar, localizado em
Pontão, na porção norte do Rio Grande do Sul. Tendo por objetivo compreender o
processo de formação promovido pelo ensino técnico do MST. Para tanto buscou-se
compreender como o MST congrega a proposta do ensino técnico com a proposta
de educação popular; observar a articulação do ensino médio com o técnico, além
de conhecer e descrever a gestão e a estrutura física da escola. A pesquisa está
inserida na proposta do estudo de caso, sob uma abordagem de natureza
qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. Dentre as
contribuições trazidas à discussão, destacam-se a organização da escola a partir
dos preceitos da Escola Comuna, além da experiência singular em educação
promovida pelo MST, que ainda apresenta traços da educação tradicional, porém dá
um grande passo no sentido em que avança com a formação baseada na educação
popular. Além disso, salienta-se o tema da educação do campo, visto que a proposta
do Movimento baseia-se nos seus princípios, buscando garantir educação do e no
campo para a população do meio rural, a qual em muitos casos continua à margem
do alcance das políticas públicas. Ressalta-se também o objetivo da escola em
formar não apenas técnicos na área de agroecologia, mas também militantes a fim
de atender suas demandas nos assentamentos. Assim, o processo educativo
deflagrado pelo MST continua sendo um processo diferenciado, complexo e amplo
que organiza e territorializa o Movimento, além de servir de exemplo à sociedade
brasileira.