Mostrar registro simples

dc.creatorDambros, Gabriela
dc.date.accessioned2014-10-08
dc.date.available2014-10-08
dc.date.issued2014-05-09
dc.identifier.citationDAMBROS, Gabriela. BY AN CARTOGRAPHY SCHOOL INTERACTIVE: A DIGITAL GAME FOR THE CARTOGRAPHIC LITERACY IN ELEMENTARY SCHOOL. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9388
dc.description.abstractThe Geography school needs to appropriate didactic resources and consonants methodologies with the contemporary, integrating the information technologies and communication to the educational process. This way, this present research has the general objective to contribute to the practice of school cartography via insertion of information technologies and communication. The specific objectives were: (a) to elaborate a digital game to support the teaching and learning of literacy cartographic; (b) to validate the game with the students of sixth graders of elementary school; (c) analyze the educational potential, the limits and possibilities of games embedded in the pedagogical practice of Geography. The research was conducted by means of a qualitative approach, type case study and, for the development of digital game, followed four stages: conception, planning, implementation and evaluation. The research validation was carried out with students of the sixth grade of elementary school of School State Professor Firmino Cardoso Junior, located in the urban area in the municipality of São Pedro do Sul/RS. Of the results, stands out the digital game elaborate which is entitled "Pedrinho e Pedrita knowing the map" and the website created to make it available and direct students and teachers to others sites that may enhance the pedagogical practice. It found that the didactic resource developed, enhances the learning of the basics of cartographic literacy and arouses the interest, motivating students from the interactivity afforded.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografia escolarpor
dc.subjectAlfabetização cartográficapor
dc.subjectJogo digitalpor
dc.subjectSchool geographyeng
dc.subjectCartographic literacyeng
dc.subjectDigital gameeng
dc.titlePor uma cartografia escolar interativa: jogo digital para a alfabetização cartográfica no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeBy an cartography school interactive: a digital game for the cartographic literacy in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Geografia Escolar necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes com a contemporaneidade, integrando as tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo. Desta maneira, a presente pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a práxis da cartografia escolar via inserção de tecnologias de informação e comunicação. Os objetivos específicos foram: (a) elaborar um jogo digital para apoio ao ensino e aprendizagem da alfabetização cartográfica; (b) validar o jogo com alunos do sexto ano do ensino fundamental; (c) analisar a potencialidade educativa, os limites e as possibilidades dos jogos incorporados na prática pedagógica de Geografia. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e, para o desenvolvimento do jogo digital, seguiram-se quatro etapas: concepção, planificação, implementação e avaliação. A validação da pesquisa foi efetivada com alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Firmino Cardoso Junior, localizada na área urbana do município de São Pedro do Sul/RS. Dos resultados, destaca-se o jogo digital elaborado que se intitula Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa e o site criado para disponibilizá-lo e direcionar os alunos e professores a outros sites que poderão enriquecer a prática pedagógica. Constatou-se que o recurso didático desenvolvido, potencializa a aprendizagem das noções básicas da alfabetização cartográfica e desperta o interesse, motivando os alunos a partir da interatividade proporcionada.por
dc.contributor.advisor1Cassol, Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787538A5por
dc.contributor.referee1Noal, Rosa Elena
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056483100331937por
dc.contributor.referee2Bezzi, Meri Lourdes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787163A1por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6582930358399642por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples