O sensoriamento remoto como ferramenta didática na educação profissional e tecnologica
Abstract
Este estudo trata da inserção e do uso das tecnologias na educação de nível profissional e tecnológico, com ênfase nas ferramentas do sensoriamento remoto. O objetivo geral da pesquisa foi realizar um diagnóstico sobre a utilização de tecnologias do Sensoriamento Remoto SR, no ensino técnico, junto aos cursos técnicos em Agricultura, Informática, Vendas, Agroindústria e Administração, cursos esses ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari, RS. Metodologicamente, o estudo iniciou com pesquisa bibliográfica para identificar trabalhos já desenvolvidos sobre SR na educação Profissional e Tecnológica; após foram escolhidos o campo de pesquisa e o público-alvo. Depois disso, aplicou-se um questionário composto por duas partes, a primeira parte com a finalidade de identificar e a segunda parte teórica, com perguntas de conhecimentos específicos sobre SR. A etapa seguinte foi a de organizar os dados coletados e confeccionar tabelas e gráficos. A partir desses dados, procedeu-se uma análise argumentativa. Alguns dos resultados obtidos revelaram que a maioria dos alunos é do Curso Técnico em Administração, do sexo feminino e que residem no município de Jaguari. Aproximadamente metade da amostra diz nunca ter ouvido falar em SR, mas afirmam ter interesse nesse assunto e acreditam que o SR possa estar ligado de alguma forma com o seu curso técnico, ressaltando assim, a importância de um trabalho em conjunto com os alunos e professores, que vise abordar os conceitos e teorias sobre o SR conforme a realidade de cada curso.