O viver e o produzir no contexto da educação do campo: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dirceu Moreira, Pelotas - RS
Resumo
O espaço agrário brasileiro, a partir da segunda metade do século XX, sofreu inúmeras transformações através do processo de modernização da agricultura e da Revolução Verde . Os novos objetivos traçados para o espaço rural brasileiro interferiram diretamente nas relações sociais do agricultor, pois concomitantemente ao processo de modernização, ocorreu um aumento na dependência dos produtores em relação a fatores externos, entre outros significativos impactos econômicos, sociais, culturais e ambientais. A partir desse contexto, entende-se ser de extrema relevância que se estabeleça um novo projeto de educação nas escolas localizadas no espaço rural, pois esta possui um grande papel nesses espaços. A concepção construída entre os estudantes, filhos de agricultores, sobre o espaço agrário mais especificadamente a agricultura familiar pode ser um fator determinante para manter estes sujeitos no campo valorizando sua cultura, possibilitando assim a reprodução social desses atores. Este trabalho tem como tema norteador a perspectiva dos estudantes rurais sobre o seu lugar de viver e produzir, destacando e compreendendo a importância da escola do campo nestes aspectos. O objeto onde o estudo foi a Escola E. E. F. Dirceu Moreira, localizada no 6º distrito de Pelotas conhecido como Santa Silvana. Dessa forma buscamos compreender ao longo das entrevistas como os estudantes percebem a apropriação da natureza a partir das suas relações com o lugar de viver e produzir. Podemos identificar diversos problemas existentes na escola, dentre eles a precarização da escola e a falta de novas perspectivas de desenvolvimento para a localidade.