Estudo da erodibilidade de uma unidade geotécnica no campo de instrução de Santa Maria como base para o seu planejamento ambiental
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2015-08-14Metadatos
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O Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) é uma área naturalmente frágil onde ocorrem processos de erosão e assoreamento. É utilizada para treinamentos militares com blindados e terá o seu uso intensificado pela implantação do Centro de Adestramento e Avaliação Sul (CAA-Sul). Este estudo tem como objetivo geral aplicar ensaios de erodibilidade em uma Unidade Geotécnica no Campo de Instrução de Santa Maria sobre a qual serão instaladas as obras de construção do CAA-Sul, fornecendo subsídios para o seu planejamento ambiental. Além deste, pretende-se: compreender o uso do campo e os seus processos erosivos; avaliar o relevo e Unidade Geotécnica do local onde será o CAA-SUL e realizar a caracterização física e de erodibilidade desta Unidade (horizonte C), comparando com os resultados obtidos por POSSER (2015). Os procedimentos metodológicos incluíram uma revisão sobre a temática pesquisada, trabalhos de campo para avaliação dos aspectos físicos da área e coleta de amostras para caracterização física e avaliação indireta da erodibilidade com ensaios de desagregação, cone de laboratório e MCT (NOGAMI e VILIBOR,1995). O perfil PC tem 3 metros de altura com horizontes A, areno-siltoso, B e B/C argilo-arenosos, e C um arenito conglomerático. O horizonte C apresentou intensa desagregação e a relação pi/s > 52 (erodível) somente para a condição seca ao ar, sendo considerado de alta erodibilidade pelo ensaio de cone de laboratório. Os resultados de erodibilidade são semelhantes aos obtidos por POSSER (2015) onde, com exceção do horizonte A, os demais são classificados como erodíveis, principalmente quando ensaiados na condição seca ao ar, confirmando a susceptibilidade à erosão dos materiais/horizontes destes perfis, já constatados por Maciel Filho (1990). Com base nos resultados de erodibilidade, sugerem-se algumas medidas a serem implantadas para minimizar os impactos ambientais como: a recuperação do leito das estradas que apresentam as erosões mais acentuadas; a implementação de um sistema de drenagem adequado; a construção de mais pontes para a passagem dos blindados; implementação do sistema de rotas e rodízios de estradas considerando a fragilidade ambiental da área.