Investigações sobre posicionamentos pelo método DGPS usando transmissão das correções diferenciais pelo NTRIP e pelo RDS
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Data
2009-03-20Autor
Guterres, Silvane Dias da Rosa
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Mostrar registro completoResumo
O Sistema de Posicionamento Global (NAVSTAR-GPS) veio modernizar e permitir maior facilidade nos levantamentos relacionados às atividades que necessitam de posicionamento em tempo real. Este sistema é formado por uma constelação de satélites que envolvem a Terra fornecendo um serviço de
posicionamento tridimensional durante 24 horas, informação de velocidade e tempo para seus utilizadores. Entretanto, certos fatores atmosféricos e outras fontes de erro
podem afetar a precisão de receptores GPS. Desta forma, os usuários podem tornar os dados coletados mais precisos com o GPS Diferencial (DGPS). Ele consiste em uma rede de torres que recebem os sinais GPS e transmitem os sinais corrigidos
por meio de transmissores de rádio. É eficaz para apoiar atividades nas quais se requer um posicionamento contínuo, em tempo real, onde são necessárias acurácias na ordem do metro (1 a 3 m). Tendo em vista que para ele é necessário um meio de comunicação para transmitir as correções diferenciais, e que a disponibilidade deste meio nem sempre existe de forma fácil e/ou econômica no Brasil, escolheu-se, para o desenvolvimento deste trabalho, o RDS (Radio Data System) e o NTRIP (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol) para tal finalidade, utilizando correções diferenciais transmitidas por meio do formato DGPSBRDS em sua implementação simplificada. Analisou-se estatisticamente e comparou-se precisão ou desvio padrão e acurácia ou média dos desvios absolutos de posicionamentos GPS com transmissão de correções diferenciais no formato RTCM (Radio Technical Commission for Maritime Services) com os levantamentos efetuados pelos dois sistemas: RDS e NTRIP. Também foram comparados os modos de posicionamento, o absoluto e o diferencial. Concluiu-se que pelo posicionamento diferencial obtêm-se resultados mais satisfatórios cuja estimativa de precisão variou de 1 a 3 m. O sistema que satisfez os objetivos de precisão e acurácia foi o NTRIP, o qual permitiu obter coordenadas em tempo real com maior precisão.