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dc.creatorLutz, Victor Luiz Scherer
dc.date.accessioned2012-03-14
dc.date.available2012-03-14
dc.date.issued2011-09-09
dc.identifier.citationLUTZ, Victor Luiz Scherer. Objective environmental education in private universities in Santa Maria city, state of Rio Grande do Sul. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9548
dc.description.abstractThis work has the main goal to understand the environmental thematic that regards to environmental educa-tion at the college level, and then it was necessary to quantify the level of knowledge of environmental the-matic, often to their students as researched tract. To achieve this proposal were surveyed students knowledge level of higher education, of the Colleges / Universities privates existing in the city of Santa Maria - RS, on the environmental thematic facing the Renewable Natural Resources in its practicality and objective. To do so was made the spatial distribution of Colleges / Universities Private, the municipality of Santa Maria in order to seek a better representation and its localization. Through the use of assessment instruments were checked levels of knowledge in the students because of this we could work out the best way to enter in this community, the knowledge needed to understand sustainability environment as a whole, through the presen-tation of a program, being developed in ongoing research to fill the gap detected in environmental knowledge. The results show that knowledge of environmental issues in teaching and upper is very weak compared to similar work developed by Dra. Cleonir Martins Carpes in his PhD thesis, one can say with ab-solute certainty, that knowledge of environmental issues by students from private schools of higher education in Santa Maria, referring to the Renewable Natural Resources, is vastly inferior to knowledge of the same subject by students of public schools of primary and secondary education in the same municipality. Mathe-matical analysis and statistics confirm the report.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMeio-ambientepor
dc.subjectRecursos naturais renováveispor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectEducation environmentaleng
dc.subjectRenewable natural resourceseng
dc.titleEducação ambiental objetiva nas faculdades/universidades privadas no município de Santa Maria - RS e suas localizações espaciaispor
dc.title.alternativeObjective environmental education in private universities in Santa Maria city, state of Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho se baseia no pressuposto de que para compreender a questão ambiental, no que diz res-peito à educação ambiental, em nível superior, é necessário quantificar o nível de conhecimento, da temáti-ca ambiental, dos alunos frequentes ao respectivo estrato pesquisado. Para atingir esta proposta foram pesquisados os conhecimentos dos alunos de nível de ensino superior, das Faculdades/Universidades privadas de Santa Maria - RS, sobre a temática ambiental voltada para os Re-cursos Naturais Renováveis, em seu caráter prático e objetivo. Para tanto foi feito a distribuição espacial das Faculdades/Universidades Privadas, do município de Santa Maria, visando procurar uma melhor represen-tação de suas localizações. Através do emprego de instrumentos de avaliações foram verificados os níveis de conhecimento em que se encontra a comunidade estudantil Santa-mariense e em face disto pôde-se elaborar a melhor forma de inserir, nesta comunidade, o conhecimento necessário para se compreender a sustentabilidade ambiental como um todo, através da apresentação, de um programa, a ser desenvolvido nos Cursos pesquisados, para suprir a lacuna detectada, em conhecimentos ambientais. Os resultados obtidos mostram que o conhecimento da temática ambiental no ensino superior é muito fraco e se comparado com trabalho similar desenvolvido pela Dra. Cleonir Martins Carpes em sua Tese de Douto-rado, pode-se afirmar, com segurança absoluta, que o conhecimento da temática ambiental pelos alunos da rede privada do Ensino Superior em Santa Maria, referente aos Recursos Naturais Renováveis, é bem infe-rior aos conhecimentos da mesma temática pelos alunos da rede pública estadual dos Ensinos Fundamen-tal e Médio do mesmo Município. As análises matemáticas e estatísticas comprovam o informe.por
dc.contributor.advisor1Rocha, José Sales Mariano da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616648249059070por
dc.contributor.referee1Daltrozo, Cleonir Carpes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2382407215779342por
dc.contributor.referee2Madruga, Pedro Roberto de Azambuja
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6881563409114963por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688504428038578por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeociênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geomáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor


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