Mostrar registro simples

dc.creatorLuiz, Silvia Pagel Floriano
dc.date.accessioned2014-05-26
dc.date.available2014-05-26
dc.date.issued2013-02-19
dc.identifier.citationLUIZ, Silvia Pagel Floriano. CASE STUDY: MEDIA AND TECHNOLOGICAL RESOURCES ON INITIAL TRAINING IN A UFSM S GRADUATION COURSE. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9578
dc.description.abstractThe insertion and use of media, in educational settings, increased greatly in recent years, in Brazil, due to the technological advancement and the need for schools to innovate with varying strategies to stimulate and motivate students to the teaching-learning process. Given the above, this study aims to examine the pedagogical use of Information and Communication Technologies (ICT) in initial training in a Bachelor of Arts in Physical Education of the Center for Physical Education and Sports in the Federal University of Santa Maria. The research, featured as a study case, and the analysis of activities in development, also intends to contribute with suggestions for pedagogical action, which can be developed in the discipline of Physical Education and New ICTs, during the sixth semester of the Course s curriculum, based on geotechnologycal resources such as Google Maps and Google Earth. In addition to the work undertaken in the discipline, the activities of the extension project are also analyzed in partnership with the municipality of Santa Maria and as part of the discipline. For data analysis, it was considered all activities implemented since 2007, the responses of nine students interviewed and the interview with the teacher responsible for the course. After this stage, the pedagogical proposal was drafted and entitled "Treasure Hunt", to be introduced in the discipline, which can contribute to the development of content, carried out at Masters studies in Geomatics which have given rise to this work. We realized that the activities performed during the five years in which the discipline exists, the media are used pedagogically in Physical Education and that geotechnologycal resources can be effective teaching tools to help the development of the content for the initial training. The activities are developed positively every school year to encourage students to reason, for those whom used it and started to regard ICT as a teaching resource that can and should be deployed to improve the lessons. The lack of continuity of the proposal, to the public schools, however, is still a problem to be overcomed, both from the University, as the municipality, as well as a fort in the discipline, to break the resistance of some academics to the new, to the unknown.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectGeotecnologiaspor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectTechnological resourceseng
dc.subjectGeotechnologyeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleEstudo de caso: mídias e recursos tecnológicos na formação inicial em curso de graduação na UFSMpor
dc.title.alternativeCase study: media and technological resources on initial training in a UFSM s graduation courseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo Brasil, a inserção e o uso das mídias, no contexto educacional, cresceram muito nos últimos anos, devido ao avanço tecnológico e à necessidade das escolas inovarem com diferentes estratégias, para estimular e motivar os alunos ao processo ensino-aprendizagem. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial, no Curso de Educação Física Licenciatura, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, além da análise das atividades em desenvolvimento, pretende também contribuir com sugestão de ação pedagógica, que pode ser desenvolvidas na disciplina de Educação Física e as Novas TIC, do sexto semestre da matriz curricular, do Curso, a partir de recursos geotecnológicos, como o Google Maps e o Google Earth. Além dos trabalhos desenvolvidos na disciplina, são analisadas as atividades do projeto de extensão em parceria com o município de Santa Maria e que faz parte da disciplina. Para a análise dos dados, considerou-se todas as atividades implementadas desde 2007, as respostas de nove alunos entrevistados e a entrevista com a professora responsável pela disciplina. Após esta etapa, foi elaborada a proposta pedagógica chamada Caça ao Tesouro , para ser introduzida na disciplina, que pode contribuir com o desenvolvimento dos conteúdos, a partir dos estudos realizados no mestrado em Geomática e que deram origem a este trabalho. Percebemos que as atividades desenvolvidas nos cinco anos em que existe a disciplina utilizam pedagogicamente as mídias na Educação Física e que os recursos geotecnológicos podem ser eficientes ferramentas pedagógicas para contribuir no desenvolvimento dos conteúdos, durante a formação inicial. As atividades evoluíram positivamente a cada ano letivo, motivo de estímulo aos alunos, que as realizaram e que passaram a encarar as TIC como recursos pedagógicos que podem e devem ser acionados para melhorar as aulas. A falta de continuidade da proposta, junto às escolas municipais, no entanto, ainda é um problema a ser superado, tanto por parte da Universidade, quanto do município, assim como um trabalho, junto à disciplina, para quebrar a resistência de muitos acadêmicos ao novo, ao desconhecido.por
dc.contributor.advisor1Pires, Carlos Alberto da Fonseca
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7702592555087426por
dc.contributor.advisor-co1Hammes, Marli Hatje
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1368281605318051por
dc.contributor.referee1Rosa, Rosane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5511703487828247por
dc.contributor.referee2Siluk, Ana Cláudia Pavão
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5806124766906527por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeociênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geomáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples