Mostrar registro simples

dc.creatorCruz, Sylvia Therezinha Dornelles da
dc.date.accessioned2014-07-18
dc.date.available2014-07-18
dc.date.issued2013-03-26
dc.identifier.citationCRUZ, Sylvia Therezinha Dornelles da. USE OF PROCEEDS GEOTECNOLÓGICOS IN THE PRACTICE IN INITIAL YEARS TEACHING. 2013. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9579
dc.description.abstractThis work was produced in an interdisciplinary context involving the Humanities (Education), the Natural and Exact Sciences (Geoinformatics) and Social and Applied Sciences (Communication-media) and brings the teacher as the protagonist of the initial years of the elementary education and practice pedagogical. Technological advancement and the integration of media resources and geotechnologics are analyzed at light of actors involved in the educational context. The work proposes the insertion and use of resources geotechnologics in pedagogical practice in the initial years, brings elements of the reality of media resources and geotechnologics in the educational considering that they, if properly used, can improve the teaching and four learning educational activities involving remote sensing, mapping and GPS for use in the initial years of the elementary school. The research methodology focused on literature review and preparation of actions that use geotechnologics resources for the development of content in the classroom. To learn more about the school reality on the issue, also applied a questionnaire with open questions to seven teachers from a public school in Santa Maria who work in the initial years. Although the importance of the media in the educational context is consolidated and public investments, especially in encouraging the use of the media, have grown in recent years, the data show that few know or use resources in their classrooms effectively. Experiments involving the geotechnologics resources not yet incipient or nonexistent. The elaborate actions involve diferents areas (PCNs). Although not yet applied in practice, it is concluded that they can bring significant contributions to the educational process, as well as motivate and encourage more interaction between teachers and students, promotes the development and involvement of different areas and different cognitive abilities of students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecursos geotecnológicospor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectContexto educacionalpor
dc.subjectGeotechnogical resourceeng
dc.subjectFirst years of schooleng
dc.subjectEducational contextoeng
dc.titleUtilização de recursos geotecnológicos na prática pedagógica nos anos iniciaispor
dc.title.alternativeUse of proceeds geotecnológicos in the practice in initial years teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho foi produzido em um contexto interdisciplinar envolvendo as Ciências Humanas (Educação), as Ciências Naturais e Exatas (Geomática) e as Ciências Sociais e Aplicadas (Comunicação-mídias) e traz como protagonista o professor dos anos inicias do ensino fundamental e sua prática pedagógica. O avanço tecnológico e a inserção de recursos midiáticos e geotecnológicos são analisados a luz de atores que atuam no contexto educacional. O trabalho, que tem por objetivo propor a inserção e utilização de recursos geotecnológicos na prática pedagógica nos anos iniciais, traz elementos sobre a realidade dos recursos mídiáticos e geotecnológicos no âmbito educacional tendo em vista que eles, se bem utilizados, podem melhorar o processo ensino-aprendizagem e quatro atividades pedagógicas envolvendo o sensoriamento remoto, a cartografia e o GPS para serem utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa centrou-se em revisão bibliográfica e na elaboração de ações que utilizarão recursos geotecnológicos para o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. Para conhecer melhor a realidade escolar em relação ao tema, aplicou-se também um questionário com perguntas abertas para sete professoras de uma escola municipal de Santa Maria que atuam nos anos iniciais. Embora a importância das mídias no contexto educacional esteja consolidada e os investimentos públicos, principalmente, no estímulo ao uso das mídias, têm crescido nos últimos anos, os dados mostram que poucos sabem ou utilizam os recursos em suas aulas com eficiência. As experiências envolvendo os recursos geotecnológicos ainda não incipientes ou inexistentes. As ações elaboradas envolvem as três áreas do conhecimento conforme os PCNs. Mesmo ainda não aplicadas na prática, conclui-se que eles podem trazer contribuições significativas ao processo educacional, pois além de motivar e incentivar maior envolvimento entre professores e alunos, favorece o desenvolvimento e envolvimento de diferentes áreas, bem como diferentes capacidades cognitivas dos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Pires, Carlos Alberto da Fonseca
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7702592555087426por
dc.contributor.advisor-co1Hammes, Marli Hatje
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1368281605318051por
dc.contributor.referee1Nummer, Andrea Valli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431997547801893por
dc.contributor.referee2Felix, Glades Tereza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828584652082369por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7871432252556032por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeociênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geomáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples