dc.creator | Martins, Lucelia Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2006-10-04 | |
dc.date.available | 2006-10-04 | |
dc.date.issued | 2004-07-29 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Lucelia Rodrigues. A SÁTIRA: UMA ESTRADA NOVA NA OBRA DE CYRO MARTINS. 2004. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9763 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Literatura brasileira | por |
dc.subject | Literatura sul-riograndense | por |
dc.title | A sátira: uma estrada nova na obra de Cyro Martins | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como propósito mostrar que Estrada nova (1954), último romance que compõe a intitulada "trilogia do gaúcho a pé", de Cyro Martins, pode oferecer uma possibilidade de leitura através do uso da sátira. Esta, entendida como crítica social do autor ao poder exercido pela conjuntura política em vigor, sistematiza-se no ataque a duas facções: de um lado, ao coronelismo rural e, de outro, ao grupo de dirigentes políticos que representa a classe urbana culta. O riso apresenta-se como o recurso utilizado
a fim de alcançar o sentido crítico esperado, qual seja, a denúncia da disputa de poder entre os representantes de classes superiores. Trata-se, pois, da utilização desse elemento como meio de dessacralizar conceitos em vigor. Ao eleger a figura frágil de Teodoro enquanto modelo humano que corporifica o morador da Campanha gaúcha, Cyro Martins promove, através do riso, a subversão da tradição e do mito que consagrou a figura do gaúcho. Em um segundo momento, o alvo de "ataque" do autor é o grupo político constituído por autoridades que acabam por desbancar Teodoro da condição de dominador de seu mundo. Através da denúncia de falcatruas, o autor desnuda uma sociedade inescrupulosa que faz da mentira e da trapaça meios para permanecer no poder. Os desmandos denunciados pela sátira, por fim, deixam antever a classe dos dominados e sua progressiva tomada de consciência a respeito da repressão de que são vítimas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Pedro Brum | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603A6 | por |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Inara de Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795047U8 | por |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Orlando | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762909D0 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762392H4#FormacaoComplementar | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |