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dc.creatorLeitão, Emilia Lorentz de Carvalho
dc.date.accessioned2008-03-12
dc.date.available2008-03-12
dc.date.issued2007-11-30
dc.identifier.citationLEITÃO, Emilia Lorentz de Carvalho. English interdental fricative acquisition: an approach by constrains. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9768
dc.description.abstractIn this thesis English interdental fricative acquisition by Brazilians second language learners has been investigated. Data from oral productions of three students groups has been gathered. The first group is composed by sixth semester undergraduate students of UNIFRA English course. The second and third groups are composed by third and tenth semester students of an extra curricular English course of UFSC. First, a phonetic transcription of selected words that contained interdental fricatives has been performed. Then, an analysis based on Connectionist Optimality Theory proposed by BONILHA (2004) has been carried out. This analysis uses the reranking of constraints, and it reveals that Brazilians second language learners are prone to make substitutions of the segment /θ/ by the segment [t] as well as the substitutions of the segment /ð/ by the segment [d]. Furthermore, there is a strong impact of the Lexical Frequency on the learners behavior.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAquisição de L2por
dc.subjectFricativas interdentaispor
dc.subjectTeoria da otimidade conexionistapor
dc.subjectL2 acquisitioneng
dc.subjectInterdental fricativeeng
dc.subjectConnectionist optimality theoryeng
dc.titleAquisicão das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via restriçõespor
dc.title.alternativeEnglish interdental fricative acquisition: an approach by constrainseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo presente trabalho, investiga-se a aquisição das fricativas interdentais por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). Os dados foram colhidos a partir da leitura de palavras contextualizadas, leitura de um texto e narrativas orais produzidas por três grupos de estudantes de inglês. O Grupo 1 é composto por estudantes universitários que estavam cursando, no momento da coleta, o sexto semestre do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano. Os Grupos 2 e 3 são formados por estudantes que freqüentavam o projeto extracurricular de ensino de línguas da Universidade Federal de Santa Catarina e estavam no terceiro e décimo semestres, respectivamente. Após a transcrição fonética e seleção das palavras que continham as fricativas interdentais, foi feita a análise dos dados. Essa análise tem como base a Teoria da Otimidade Conexionista proposta por Bonilha (2004) que, através da hierarquia de restrições, demonstra a gramática da interlíngua apresentada pelo aprendiz. Os resultados apontaram para a emergência precoce da fricativa interdental desvozeada, para as substituições do segmento /θ/ pelo [t] e do segmento /ð/ pelo [d] e também a interferência do tipo de coleta realizada nos percentuais de produções corretas. Foi constatada ainda uma grande influência da freqüência lexical no comportamento dos sujeitos estudados.por
dc.contributor.advisor1Bonilha, Giovana Ferreira Gonçalves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966228513900929por
dc.contributor.referee1Miranda, Ana Ruth Moresco
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660por
dc.contributor.referee2Paula, Mirian Rose Brum de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8713626789041848por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8068239585562980por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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