Mostrar registro simples

dc.creatorKnoll, Graziela Frainer
dc.date.accessioned2008-05-06
dc.date.available2008-05-06
dc.date.issued2007-11-21
dc.identifier.citationKNOLL, Graziela Frainer. Gender relations in advertising: words and images constructing identities. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9782
dc.description.abstractThis work explores the discursive construction of gender in advertising. Our aim will be to analyze gender relations in advertisements published in magazines in order to examine feminineness in relation to masculineness. The corpus contains ten advertisements (five contain feminine representations and the other five advertisements contain masculine representations). Since printed advertising is characterized by multimodality, the analysis includes verbal and non-verbal texts. In order to analyze these texts, we propose a dialogue between two approaches: the critical discourse analysis model in three levels (social practice, discursive practice and text) according to Fairclough (2001) and the word s meaning according to Bakhtin (1979) as a specific analytical category. In order to analyze images, parameters of the grammar of visual design proposed by Kress and van Leeuwen (1996) were adopted. It was possible to confirm with this research that the meanings produced by words in the discursive practice go beyond meanings presented in dictionaries. The signs put in movement by subjects in discourse conveys ideological orientations that help to maintain or transform the actual social order. The results obtained with verbal and non-verbal texts demonstrate gender asymmetries and the occurrence of stereotypes and prejudices that still persist in our society. Based on these observations, advertising discourse helps to create and maintain not only identities, but also models of behavior that reinforce disparities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise de discurso críticapor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectCritical discourse analysiseng
dc.subjectMeaningeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectMultimodalityeng
dc.titleRelações de gênero na publicidade: palavras e imagens constituindo identidadespor
dc.title.alternativeGender relations in advertising: words and images constructing identitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho aborda a construção discursiva do gênero social na publicidade. Nosso objetivo será analisar as relações de gênero em anúncios publicados em revistas, verificando as feminilidades em relação às masculinidades. O corpus do estudo consiste em dez anúncios, sendo que cinco contêm representações femininas, e os outros cinco contêm representações masculinas. Como a publicidade impressa tem a característica da multimodalidade, as análises abrangem os textos verbais e não-verbais. Para as análises, propomos um diálogo entre abordagens: o modelo de análise de discurso crítica em três níveis (prática social, prática discursiva e texto) de Fairclough (2001) e o sentido da palavra segundo Bakhtin (1979) como categoria analítica específica. Na análise das imagens, foram utilizados parâmetros propostos pela gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (1996). Com a pesquisa, foi possível confirmar que os sentidos produzidos pelas palavras na prática discursiva vão muito além dos significados apresentados no dicionário. Os signos colocados em movimento pelos sujeitos no discurso trazem em si orientações ideológicas que ajudam a manter ou transformar a ordem social vigente. Os resultados obtidos, tanto com os textos verbais, quanto com os visuais, demonstram assimetrias de gênero e ocorrência de estereótipos e preconceitos que ainda persistem em nossa sociedade. Com base nessas observações, o discurso publicitário ajuda a criar e manter não só identidades, mas também modelos de comportamento que reforçam as disparidades.por
dc.contributor.advisor1Pires, Vera Lúcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208471526559153por
dc.contributor.referee1Ostermann, Ana Cristina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8555609827722273por
dc.contributor.referee2Roth, Désirée Motta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041903940850268por
dc.contributor.referee3Angelo, Graziela Lucci de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609852805557412por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5909826551367365por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples