Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Gustavo Machado
dc.date.accessioned2008-08-26
dc.date.available2008-08-26
dc.date.issued2008-06-27
dc.identifier.citationCOSTA, Gustavo Machado. Orphic ressonances in Os quatro cantos do tempo by David Mourão-Ferreira. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9795
dc.description.abstractThis work aims to analyze Orpheu myth s ressonances in Os quatro cantos do tempo, by portuguese writer David Mourão-Ferreira. The study is divided into three chapters. Chapter one intends to discuss the place of David Mourão-Ferreira in the portuguese contemporary poetry tendency s. Next, this chapter observe critics consideration s about elements of classical tradition in David Mourão-Ferreira poetry s. Chapter two describes the principal components of Os quatro cantos do tempo in order to identify wich relate to Orpheu myth s. The third chapter discuss the orphic ressonances in the book. This chapter investigate the assimilation of magic verb in modern poetry and in Mourão-Ferreira poetry s. Besides, It searches how Orpheu and Eurydice adventure s is figurated in the book.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectMagia da palavrapor
dc.subjectRevelação poéticapor
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectOrpheu myth seng
dc.subjectMagic verbeng
dc.subjectPoetic revelationeng
dc.subjectMito de Orfeupor
dc.titleRessonâncias órficas em Os quatro cantos do tempo de David Mourão-Ferreirapor
dc.title.alternativeOrphic ressonances in Os quatro cantos do tempo by David Mourão-Ferreiraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as ressonâncias do mito de Orfeu em Os quatro cantos do tempo, do escritor português David Mourão-Ferreira. O estudo divide-se em três capítulos. No primeiro, procura-se situar o escritor nas tendências da poesia portuguesa do século XX, para, em seguida, observar as considerações da crítica sobre o modo como a poesia davidiana recupera elementos da tradição clássica. No segundo, apresentam-se os principais aspectos de Os quatro cantos do tempo, a fim de identificar aqueles que indicariam a recuperação do mito de Orfeu. Finalmente, o terceiro capítulo aborda as ressonâncias órficas na obra. Investiga-se, inicialmente, o modo como a magia da palavra seria assimilada pela lírica ocidental e, conseqüentemente, pelos poemas da obra, para, em seguida, analisar como a aventura de Orfeu e Eurídice é atualizada no livro.por
dc.contributor.advisor1Paraense, Silvia Carneiro Lobato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409510562063018por
dc.contributor.referee1Barbosa, Márcia Helena Saldanha
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3683646270959280por
dc.contributor.referee2Mayoral, Ana Teresa Cabañas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927781661540872por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1446852937093717por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples