Mostrar registro simples

dc.creatorAguiar, Marcia Juliana Dias de
dc.date.accessioned2006-10-26
dc.date.available2006-10-26
dc.date.issued2005-04-26
dc.identifier.citationAGUIAR, Marcia Juliana Dias de. Culture and textual genre teaching: the beliefs of a foreign language student-teacher. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9796
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to verify the beliefs of a Language Course undergraduate student in a university in Santa Maria, who has already been teaching English, about EFL practices involving culture. Such a practice is based on an intercultural perspective taking into consideration a critical and reflexive analysis of the sociocultural content reflected in textual genres. In this context, the methodology used to gather data was action-research (Burns, 1999; Kemmis & Mc Taggart, 1988), which has as a main point the reflexive and colaborative work as a way to improve teaching conditions. In addition, action-research was associated with Porlán & Martin (1997) and Liberalli (1999) principles about teacher s diaries as an instrument to reflect and support teacher betterment. To the data analysis, it was found theoretical support in the cues method principles (Ginzburg, 1989), as well as in James Gee (1999) discourse analysis as a way to detect in the student-teacher Discourse beliefs, values, feelings, identity characteristics, which could be influencing her classroom practice. From the preintervention, intervention and post-intervention phases, it was possible to make evident the student-teacher beliefs considering a classroom practice covering culture and textual genre work and how this process was planned, acomplished and significant to her.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectGênero textualpor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectCulturapor
dc.titleEnsino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeirapor
dc.title.alternativeCulture and textual genre teaching: the beliefs of a foreign language student-teachereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo verificar as crenças de uma acadêmica do Curso de Letras de uma universidade de Santa Maria já atuante no contexto de ensino de língua inglesa sobre práticas de ensino envolvendo cultura. Tal prática é baseada em uma perspectiva intercultural que leva em consideração uma análise crítica e reflexiva do conteúdo sociocultural refletido nos gêneros textuais. Nesse contexto, a metodologia de coleta de dados utilizada foi a pesquisa-ação (Burns, 1999; Kemmis & Mc Taggart, 1988), a qual tem como premissa principal o trabalho reflexivo e colaborativo como forma de aprimoramento das condições de ensino. Associado a pesquisa-ação foram considerados os princípios de Porlán & Martin (1997) e Liberalli (1999) a respeito dos diários de professor como instrumento para reflexão e auxílio no melhoramento docente. Para a análise dos dados buscou-se sedimentação teórica nos postulados do paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), bem como nas concepções da análise do discurso de James Gee (1999) como uma forma de detectar no Discurso as crenças, valores, sentimentos, aspectos da identidade da acadêmica que influenciavam na sua didática de aula. Através das fases de pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção foi possível evidenciar as representações da aluna-professora quanto ao trabalho com cultura e gêneros textuais. Além disso, é possível verificar como este trabalho foi planejado, realizado e validado pela acadêmica sujeito da pesquisa.por
dc.contributor.advisor1Richter, Marcos Gustavo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1817640663872249por
dc.contributor.referee1Barros, Nina Célia Almeida de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6663081785223445por
dc.contributor.referee2Roth, Désirée Motta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041903940850268por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples