Mostrar registro simples

dc.creatorCargnelutti, Joceli
dc.date.accessioned2012-10-10
dc.date.available2012-10-10
dc.date.issued2010-03-04
dc.identifier.citationCARGNELUTTI, Joceli. DIDACTIC UNIT AS GENRE OF PORTUGUESE TEXTBOOKS: ITS CONSTITUTION ALONG THE 1960/1970/1980 DECADES. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9820
dc.description.abstractThroughout the last years, interest in and the quantity of studies regarding the evolvement of each school subject with its transformations along time have increased. Motivated by these studies, we directed our attention to the Portuguese language field in the attempt to better know the constitution of this teaching through its textbook observing specifically the organization of the didactic units. It is our aim to investigate to what extent the didactic unit can be perceived as a discourse genre that organizes the Portuguese textbook. The research has a Bakhtinian theoretical background which allows understanding the didactic unit from the starting point of a socio-historical process and the textbook as one of the fundamental means to make sure the acquisition of knowledge within this very process. For the present study, three textbooks from different editions published in the 1960s, 1970s and 1980s were analyzed. To support our investigation, we present cross-readings dealing with different historical researches focusing on the school subject of the Portuguese language, the textbook and the didactic unit of Portuguese. The investigation signals that changes which occurred in the process of organizing the didactic units are the result of a socio-historical process that enables small and progressive organizational modifications in the didactic units along the mentioned decades.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUnidade didáticapor
dc.subjectGênero do discursopor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectDidactic uniteng
dc.subjectDiscourse genreeng
dc.subjectPortuguese teachingeng
dc.titleA unidade didática como gênero do livro didático de português: sua constituição nas décadas de 1960/1970/1980por
dc.title.alternativeDidactic unit as genre of portuguese textbooks: its constitution along the 1960/1970/1980 decadeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNos últimos anos tem aumentado o interesse e o número de estudos relativo ao surgimento de cada disciplina escolar e suas transformações ao longo do tempo. Motivados por esses estudos, direcionamos nossa atenção para a área de conhecimento língua portuguesa, na tentativa de melhor conhecer a constituição desse ensino, através do livro didático dessa disciplina, olhando especificamente para a constituição das unidades didáticas. Propomo-nos como objetivo investigar em que medida a unidade didática pode se constituir em um gênero do discurso organizador do livro didático de português. A pesquisa se sustenta na perspectiva teórica bakhtiniana, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo sócio-histórico, e o livro didático como um dos instrumentos responsáveis para assegurar a aquisição de saberes nesse mesmo processo. Para esta investigação foram analisados três livros didáticos de coleções diferentes publicadas em décadas distintas: 1960, 1970 e 1980. Para subsidiar a investigação apresentamos um diálogo com diferentes pesquisas históricas já realizadas envolvendo a disciplina curricular língua portuguesa, o livro didático e a unidade didática de língua portuguesa. A investigação nos indicia que as mudanças ocorridas no processo de constituição das unidades didáticas são resultado de um processo sócio-histórico que possibilita pequenas e progressivas alterações nas unidades em decorrência de sua constituição ao longo das décadas.por
dc.contributor.advisor1Angelo, Graziela Lucci de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609852805557412por
dc.contributor.referee1Sartori, Adriane Teresinha
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534306895274601por
dc.contributor.referee2Corrêa, Marcia Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4758168670271026por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706797928856083por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples