Mostrar registro simples

dc.creatorPrado, Priscila Finger do
dc.date.accessioned2010-12-21
dc.date.available2010-12-21
dc.date.issued2010-06-30
dc.identifier.citationPRADO, Priscila Finger do. The passion´s senses and the hope in delusion: CARTAS PORTUGUESAS. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9832
dc.description.abstractThis work aims to analyze the semantic movements in Cartas portuguesas, assigned to Mariana Alcoforado. After the authorial problematic´s presentation in the book, at the introduccion, there is a study´s division in two moments. In the first, it finds to situate the book between the produccion of the baroque period, as well as to delimit aspects of its main theme (the love) and its genre (letter). In the second, it starts with a panoramic lecture of the axis semantics movement in the Cartas, to verify how its appears in each letter. With the sense´s displacement, dominated by Passion and Mistake´s axis, as well as to suggest this work´s title, it realizes a change in writing´s focus, that begins in the loved object, passes to the felling, until arrives in the writing´s recuse, to the peace´s search. With this, it notes that passion moves the writing, in this book.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCartas portuguesaspor
dc.subjectMovimentos semânticospor
dc.subjectPaixãopor
dc.subjectEnganopor
dc.subjectCartas portuguesaseng
dc.subjectSemantics movementseng
dc.subjectPassioneng
dc.subjectMistakeeng
dc.titleDos sentidos da paixão e da esperança no engano: Cartas portuguesaspor
dc.title.alternativeThe passion´s senses and the hope in delusion: Cartas portuguesaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os movimentos semânticos das Cartas portuguesas, atribuídas a Mariana Alcoforado. Após a apresentação da problemática autoral que perpassa a obra, ainda na introdução, tem-se a divisão do estudo em dois momentos. No primeiro, procura-se situar a obra dentre a produção do período barroco, bem como delimitar aspectos de seu tema principal (o amor) e do gênero em que é escrita (epístola). No segundo, parte-se de uma leitura panorâmica do movimento dos eixos semânticos das Cartas, para verificar como eles aparecem em cada carta. Pelo deslocamento dos sentidos, dominados pelos eixos da Paixão e do Engano, tal como sugere o título deste trabalho, percebe-se uma mudança no foco da escrita, que começa no objeto amado, passa para o sentimento, até chegar na recusa da escrita pela busca da paz. Com isso, nota-se que a paixão funciona como o motivo propulsor da escrita, na obra.por
dc.contributor.advisor1Paraense, Silvia Carneiro Lobato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409510562063018por
dc.contributor.referee1Tutikian, Jane Fraga
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119609735301896por
dc.contributor.referee2Celidonio, Eni de Paiva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5262446988886695por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5085598935872596por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples