O exame Celpe-Bras e o funcionamento do sentido sobre a brasilidade
Resumo
A temática desta dissertação centra-se sobre o funcionamento do sentido sobre a brasilidade no exame CELPE-Bras. Assim, buscamos compreender o movimento de
sentidos produzido na relação entre certificação oficial, cultura brasileira e circulação no exterior. Dessa forma, primeiramente, observamos como e porque o Brasil integra
alguns blocos regionais ou globais, que obedecem a motivações políticas, econômicas ou linguísticas, como, por exemplo, sua entrada no MERCOSUL em 1991 ou na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) em 1996.
Compreendemos que o CELPE-Bras cumpre uma função fundamental nesse contexto em que todas essas questões estão imbricadas. A partir desse pressuposto, buscamos rememorar os sentidos que fundam o discurso da
brasilidade (ORLANDI, 1998), bem como, compreender o que legitima o CELPEBras a tomá-los como representação do Brasil e do brasileiro, para então difundi-los no exterior. Assim, procuramos investigar qual o papel do CELPE-Bras nessa
representação. Para isso, retomamos a periodização estabelecida por Guimarães (1996) para o processo de gramatização do português no Brasil, dividindo-o em
quatro fases, assim como, o quinto período de gramatização do português no Brasil , definido por Zoppi-Fontana (2007), a partir da reformulação da noção de espaço de enunciação . Compreendemos, então, que esse exame ocupa um lugar
especial na História das Ideias Linguísticas (HIL), pois integra o processo de instrumentalização brasileira pela difusão do português do Brasil para espaços transnacionais . Por fim, consideramos esses pressupostos ao analisar dois áudios
da Prova Coletiva do CELPE-Bras de 2010/1 e de 2009/1. Além disso, assumimos a perspectiva da Semântica do Acontecimento, que considera a historicidade na
constituição dos sentidos, sendo que, atentamos às marcas da brasilidade das textualidades: feijão com arroz e cachaça . E as analisamos considerando sua
reescrituração (GUIMARÃES, 2002b), que, sob diferentes recortes, promove a deriva de sentidos desses nomes. A reconstrução dos diferentes momentos deste trabalho nos permite observar que essas marcas de brasilidade, que significam o Brasil e o brasileiro, perpetuam uma visão do português brasileiro, e assim, reescrevem uma versão da história brasileira legitimada e difundida no exterior
pelo CELPE-Bras.