Mostrar registro simples

dc.creatorOlmos, Olívia Martins de Quadros
dc.date.accessioned2012-02-29
dc.date.available2012-02-29
dc.date.issued2011-06-16
dc.identifier.citationOLMOS, Olívia Martins de Quadros. Adolescents in editorials of Capricho magazine: language, context and representation. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9856
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how language is used to show representations on adolescence in editorials of Capricho magazine. To do so, we use pressupositions of Systemic-Functional Linguistics concerning interpersonal and ideational (experiential) metafunctions. The corpus is composed of 24 editorials published in Capricho from January to December, 2009. Having as basis aspects of the Mood and transitivity systems (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) and of Appraisal Theory (MARTIN & WHITE, 2005), the steps followed are: a) identification of the recurrent terms adolescent and adolescence as well as their referrers (pronouns, synonyms, ellipses); b) identification of speech functions and clause moods; c) quantification and analysis of the occurrence of appraisal in terms of attitude (affect, judgment and appreciation) and gradation (force and focus) in clauses with reference to adolescents; d) description and analysis of the components of transitivity in clauses that constitute the text in order to verify the lexico-grammatical roles developed by the adolescent girls. In relation to the interpersonal resources, the analysis showed the use of explicit commands and of interpersonal metaphors as interaction resources with the female readers. The most frequent appraisal categories in the corpus are judgment, denoting relationship evaluation (dating, family and friendship), leisure (vacations and parties) and study (school, courses and exchange study), characterizing contexts in which the adolescent girls are socially inserted. From the analysis of the resources of transitivity, we find that the adolescent is represented, in the texts analyzed, as a girl who dates who walks, who loves the holidays, going to shows and events that relate to family and friends.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectSistema de transitividadepor
dc.subjectAvaliatividadepor
dc.subjectEditoriais da revista Caprichopor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectTransitivity systemeng
dc.subjectAppraisaleng
dc.subjectEditorials of Capricho magazineeng
dc.subjectAdolescenteng
dc.titleAdolescentes em editoriais da revista Capricho: linguagem, contexto e representaçãopor
dc.title.alternativeAdolescents in editorials of Capricho magazine: language, context and representationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é analisar como a linguagem é usada para manifestar representações sobre a adolescência em editoriais da revista Capricho. Para isso, são utilizados pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, com relação às metafunções interpessoal e ideacional (experiencial) da linguagem. O corpus se constitui de 24 editoriais publicados na Capricho no período de janeiro a dezembro de 2009. Tendo por base aspectos do sistema de MODO e de transitividade (Halliday & Matthiessen, 2004) e da teoria da Avaliatividade (Martin & White, 2005), os passos da análise consistiram em: a) identificação de recorrências dos termos adolescente e adolescência e de seus referenciadores (pronomes, sinônimos, elipse); b) identificação das funções de fala e modos oracionais; c) quantificação e análise de ocorrências de avaliatividade em termos de atitude (afeto, julgamento e apreciação) e gradação (força e foco) nas orações em que há referências a adolescente; d) descrição e análise dos componentes da transitividade das orações que constituem o texto para verificação dos papéis léxico-gramaticais desempenhados pelas adolescentes. Com relação aos recursos interpessoais, a análise mostrou o uso de comandos explícitos e de metáforas interpessoais como recursos de interação com as leitoras. As marcas de avaliatividade mais frequentes no corpus são de julgamento, denotando avaliações de comportamentos das adolescentes relacionados a aparência física (beleza), relacionamentos (namoro, família e amizade), lazer (férias e festas) e estudo (escola, cursinho e intercâmbio), configurando contextos em que as adolescentes aparecem inseridas socialmente. A partir da análise dos recursos de transitividade, verificamos que a adolescente é representada, nos textos analisados, como uma garota que namora, que passeia, que gosta muito de férias, que vai a shows e eventos, que se relaciona com familiares e amigos.por
dc.contributor.advisor1Fuzer, Cristiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5169963931397212por
dc.contributor.referee1Machado, Rejane Flor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8861675082220159por
dc.contributor.referee2Cabral, Sara Regina Scotta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037816308995897por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3047453264577207por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples