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dc.creatorBorin, Maísa Augusta
dc.date.accessioned2007-02-06
dc.date.available2007-02-06
dc.date.issued2004-05-27
dc.identifier.citationBORIN, Maísa Augusta. WRITING REPRESENTATIONS FOR PORTUGUESE TEACHERS AT HIGH SCHOOL. 2004. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9858
dc.description.abstractThis thesis analyzes writing representations of high school Portuguese teachers who take part in the research project entitled Practice of Portuguese Teaching. To do so, it was used the sociointeractionist perspective based on the theoretical approaches by Vygotsky (1995, 1998a, 1998b) and Bakhtin (1992, 1995) in which language and writing are understood as interactive, social, historical and dialogic processes. Concerning the study of representations, it was carried out taking into consideration the studies by Jodelet (2001), Mynaio (2000) and Semin (2001). The methodology of this work was based on a qualitative approach, by constituting an ethnographic study (Erickson, 1990). Following the interactions of the reunions and of the texts written by the teachers, it was possible to rescue the history of the teachers writing as well as the construction of writing representations they sustain. The organization of the material allowed the creation of two categories of analysis: Category 1 The writing memory which was divided into three main subcategories, which are The writing process in elementary school, The writing process in high school and The writing process at university and Category 2 The teacher and the writing which was also divided into three main subcategories: The Portuguese teacher s writing, The teaching of writing and The writing in/for the group. Such categories were divided into subcategories and, in which one of them; it was produced empiric assertions, considered representative of the teachers report in relation to the writing. As the result of the analysis, it was checked out a strong influence of the internalizations upon the writing as well as the strong pressure exerted by teacher s and writing s representations from which theses teachers think themselves. This way, the results allowed verifying that the analysis of writing representation presupposes the study of relationships established social and ideologically by the individual (the Portuguese teacher, in this case) with the object (the writing).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectPortuguêspor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEscritapor
dc.titleAS REPRESENTAÇÕES DE ESCRITA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.title.alternativeWRITING REPRESENTATIONS FOR PORTUGUESE TEACHERS AT HIGH SCHOOLeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a análise das representações de escrita das Professoras de Português do Ensino Fundamental participantes do Projeto Práticas de Ensino de Português. Para tanto, fez-se uso da perspectiva sociointeracionista dos estudos da linguagem, pautada, principalmente, nos escritos de Vygotsky (1995, 1998a, 1998b) e Bakhtin (1992, 1995) em que a linguagem e, portanto, a escrita é entendida como um processo interativo, social, histórico e dialógico. Com relação ao estudo das representações, esse foi feito levando-se em conta os escritos, entre outros, de Jodelet (2001), Mynaio (2000) e Semin(2001). A metodologia do trabalho, por sua vez, foi fundamentada a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, constituindo um estudo do tipo etnográfico (Erickson, 1990). A partir das interações das reuniões do projeto e dos textos escritos pelas professoras, foi possível buscar o resgate da história da escrita das professoras, como também a construção das representações de escrita que elas sustentam. A organização do material possibilitou a criação de duas categorias de análise: A categoria 1 A memória da escrita que foi dividida em três subcategorias, a saber, A escrita no primeiro grau; A escrita no segundo grau e A escrita na Universidade e a categoria 2 O professor e a escrita que foi dividida, também, em três subcategorias, a saber, A escrita do Professor de Português; O ensino da escrita e A escrita no/para o grupo. Essas categorias foram divididas em subcategorias e, em cada subcategoria, foram produzidas asserções empíricas, representativas dos relatos das professoras em relação à escrita. Como resultado das análises, ficou evidenciada a forte influência exercida pelas internalizações sobre a escrita efetuadas durante o período escolar das professoras, como também, a forte pressão pelas representações de professor e de escrita a partir das quais essas professoras se pensam. Nesse sentido, os resultados obtidos permitem verificar que a análise das representações de escrita pressupõe a análise da relação estabelecida, social e ideologicamente, do sujeito (o professor de português, no caso da presente pesquisa) com o objeto (a escrita).por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Marcia Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798036P1por
dc.contributor.referee1Taschetto, Tania Regina
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700989U3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778658A6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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