Mostrar registro simples

dc.creatorLudwig, Paula Fernanda
dc.date.accessioned2012-09-26
dc.date.available2012-09-26
dc.date.issued2012-03-01
dc.identifier.citationLUDWIG, Paula Fernanda. HOW TO CRIATE A VILLAIN? RUMORS AND INTRIGUES BETWEEN THEATER AND LITERATURE FROM MELODRAMA TO BRAZILIAN DRAMATURGY IN THE NINETEENTH CENTURY. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9865
dc.description.abstractThis work aims to understand the consolidation of the villain as a stereotypical character, representative of questions related to conception of social, cultural and historical values, according to a collective imagination. For tihs, it seeks to support the comparative analysis of two works in which we can see the configuration of this character one, linked to a theater type, very popular, the melodrama, and other linked to Brazilian dramaturgy in the nineteenth century. This approach favors the observation of relevant aspects about the development of theater in Brazil, at a time when there was an accentuated movement towards the establishment of a national culture. In this context, there was a conflict between the aim of producing works of literary quality, according to foreign standards (mostly European) and scenic exercise. However, in this period, there was a predominance of representations of popular forms, like the melodrama, acclaimed by general public. Its success stimulated influence of its features in writing of the national works, encouraged the exploration of aspects like the utilization of villains characters and the relationship between written text and elements of the scenic spectacle, approaching theatre and literature with the composition of spectacular texts, based on the use of rubrics. Therefore, in this study, we present a show that this happened in practice and suggest its income in the characterization of the Brazilian literature.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVilãopor
dc.subjectMelodramapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectVillaineng
dc.subjectMelodramaeng
dc.subjectTheatreeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.titleComo se cria um vilão? Rumores e intrigas entre teatro e literatura do melodrama à dramaturgia brasileira no século XIXpor
dc.title.alternativeHow to criate a villain? Rumors and intrigues between theater and literature from melodrama to brazilian dramaturgy in the nineteenth centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho almeja compreender a consolidação do vilão como uma personagem estereotipada, representante de questões relacionadas à concepção de valores sociais, culturais e históricos, de acordo com um imaginário coletivo. Para tanto, busca-se apoio na análise comparativa de duas obras em que se pode observar a configuração dessa personagem uma delas, representante de um tipo teatral de forte apelo popular, o melodrama, e a outra, vinculada à dramaturgia brasileira produzida no século XIX. Tal abordagem favorece a observação de aspectos relevantes acerca do desenvolvimento do teatro no Brasil, numa época em que se verifica um movimento acentuado em prol do estabelecimento de uma cultura nacional. Nesse contexto, destaca-se um conflito entre o intuito de produzir obras de qualidade literária, de acordo com padrões estrangeiros (europeus, sobretudo) e o exercício cênico, em que se nota a predominância de representações de formas populares, como o melodrama, aclamado pelo grande público. Seu sucesso perante a plateia estimulou a influência de características de sua estrutura dramática sobre a escrita de obras nacionais, favorecendo a exploração de personagens-tipo (dentre elas, o vilão) e a relação do texto escrito com elementos próprios do espetáculo cênico, aproximando encenação teatral e literatura a partir da composição de peças que consagraram o uso sistemático de rubricas. Assim sendo, neste estudo, apresentamos uma mostra de que isso se deu na prática e sugerimos seu rendimento na caracterização da literatura dramática brasileira.por
dc.contributor.advisor1Santos, Pedro Brum
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603A6por
dc.contributor.referee1Hartmann, Luciana
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707953Y9por
dc.contributor.referee2Pereira, Lawrence Flores
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsppor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0453963988103126por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples