Letramento científico crítico e gênero notícia de PC: análise de atividades didáticas de leitura em língua inglesa
Date
2011-08-08Metadata
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Este estudo constitui uma das etapas de realização de um Projeto de Produtividade em Pesquisa/CNPq (MOTTA-ROTH, 2007) que enfatiza o papel da linguagem em constituir as
atividades sociais (popularização do conhecimento científico), os papéis e as relações interpessoais (pesquisador, pesquisador-colega, governo, público não especialista, jornalista)
no gênero notícia de popularização da ciência (PC). De acordo com o pressuposto desta pesquisa, o gênero notícia de PC pode ter um papel importante no contexto de ensino e de
aprendizagem de línguas para alunos que estão no Ensino Médio e/ou alunos que ingressam na Universidade, enquanto uma ferramenta para a educação linguística sob a perspectiva do
desenvolvimento de letramento científico. Entendemos que uma abordagem crítica de letramento visa a explorar aspectos sociocientíficos por meio da leitura de textos científicos
que possibilitem a compreensão das relações ciência-tecnologia-sociedade e tomar decisões pessoais e coletivas (SANTOS, 2007, p. 487). Logo, no presente estudo, buscamos discutir
uma proposta didática de letramento científico por meio da análise de atividades de leitura publicadas em um livro didático de língua inglesa aprovado pelo Programa Nacional do Livro
Didático 2012 (Ministério da Educação, 2011). Para realizarmos a análise crítica, serão
considerados estudos prévios da organização retórica e dos elementos recursivos do gênero
notícia de PC, sobretudo no que diz respeito aos seguintes aspectos: alternância de vozes
(MARCUZZO, 2011), diferentes graus de autoridade e de assertividade (NASCIMENTO, 2011)
e estratégias intertextuais (SCHERER, 2010). Também será fundamental a associação entre a
Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992), as teorias de gêneros discursivos
(BAKHTIN, 2003; BAZERMAN, 2005; MARCUSCHI, 2002) e uma perspectiva social-discursiva
da linguagem de base funcionalista (HALLIDAY, 2004). Ao final deste estudo, esperamos poder
contribuir para uma abordagem pedagógica de letramento científico, ao levar nossos alunos
nas aulas de língua inglesa a um maior entendimento da relação entre os discursos da ciência
e da mídia constituintes das notícias de PC bem como estimular uma reflexão sobre o impacto
da ciência e da PC nas vidas dos sujeitos produtores e leitores dessas notícias.