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dc.creatorPereira, Nilza Mara
dc.date.accessioned2007-03-02
dc.date.available2007-03-02
dc.date.issued2006-10-11
dc.identifier.citationPEREIRA, Nilza Mara. The Utilization of the grotesque element in the construction of the speech of the novel The Conqueror by Almeida Faria. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9880
dc.description.abstractThe novel in study , The Conqueror by Almeida Faria, presents the search for the individual knowledge of the contemporary Portuguese man. The personage Sebastião, perturbed for singularities that seem to distance him of the others, pretend to organize his way through of the narration of all his life s phases. He begin with his origin relate, to do a relation of the significative loving relationships for the history construction and closed the text with his exile, return at origin place to think about his identity. The identity crisis, experienced for the personage, is based in his constant relation with the historic personage D. Sebastião and in the his necessity of to be different or to accept him how a special or predestinate creature. Respected at the mito sebastianista presaged to king return, Sebastião represents the inside out hero, the double inverse of the historic personage. This image, that symbolize the messianic belief negation, is built through of a ironic and parodystic language. This analysis emphasize how the speech main element the utilization of the grotesque method, that can to be noted in the textual transcription of the iconography epigraphs, in his dreams and in his uncommon sexuality. There are a displacement provoked for this aspects narrative that transfigure the personage in a contradictory creature: representative of the Portuguese aspirations and hopes and concrete symbol of the disillusion and of the failed expectancy of redemption, hard reality of the post-revolutionary moment in Portugal. In this manner, the personage described by Almeida Faria provoke a reflection that confront the past, introduction of the mito sebastianista , and the present, the Portuguese identity front the uncertain contemporary reality.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMitopor
dc.subjectGrotescopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectMytheng
dc.subjectGrotesqueeng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleA utilização do elemento grotesco na construção do discurso da obra O conquistador de Almeida Fariapor
dc.title.alternativeThe utilization of the grotesque element in the construction of the speech of the novel The conqueror by Almeida Fariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA obra em estudo, O Conquistador de Almeida Faria, apresenta a busca pelo conhecimento individual do homem português contemporâneo. A personagem Sebastião, perturbada pelas singularidades que parecem distanciá-la dos seres que a cerca, pretende organizar o seu percurso através da narração de todas as fases de sua vida. Inicia com o relato de seu nascimento, relaciona todos os envolvimentos amorosos significativos para a construção da história e fecha o texto com o seu retiro, retorno ao local onde nasceu para pensar sobre sua identidade. A crise identitária, vivida pela personagem, fundamenta-se na sua constante relação com a personagem histórica D. Sebastião e na necessidade que esta apresenta de diferenciar-se ou aceitar-se como um ser especial ou predestinado. Em relação ao que o mito sebástico predissera para o retorno do rei, Sebastião representa o anti-herói, o duplo inverso da personagem histórica. Essa imagem que simboliza a negação na crença messiânica é construída a através de uma linguagem irônica e parodística. Essa análise destaca como elemento principal e desestruturador do discurso a utilização do estilo grotesco, o qual pode ser notado de forma específica na transcrição textual das epígrafes iconográficas, nos sonhos da personagem e na sua incomum sexualidade. Há um estranhamento provocado pela narrativa dos fatos que constituem os três aspectos acima destacados que transfigura a personagem em um ser contraditório: representante das aspirações e esperanças portuguesas e símbolo concreto da desilusão e da fracassada expectativa de redenção, crua realidade do momento pós-revolucionário em Portugal. Dessa forma, a personagem descrita por Almeida Faria provoca uma reflexão que confronta o passado, inserção do mito sebastianista, e o presente, a identidade do ser português frente à incerta realidade contemporânea.por
dc.contributor.advisor1Paraense, Silvia Carneiro Lobato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409510562063018por
dc.contributor.referee1Tutikian, Jane Fraga
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119609735301896por
dc.contributor.referee2Santos, Pedro Brum
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231452052035761por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1064432377496882por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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